A Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 312/2024, de autoria do deputado Antídio Lunelli, que cria o programa Parque Linear Barriga Verde, uma medida inteligente e inovadora para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em Santa Catarina. Essa era a última comissão que faltava para matéria avançar e chegar ao plenário.
O projeto tem como objetivo implantar, em diversas cidades catarinenses, estruturas públicas que sirvam como áreas de lazer em períodos de estiagem, mas que também sejam capazes de reter o excesso de água em casos de chuvas intensas ou inundações. Esses espaços funcionarão como “parques alagáveis”, capazes de mitigar os impactos de enchentes, proteger áreas urbanas e salvar vidas.
A proposta se inspira na bem-sucedida experiência de Jaraguá do Sul, onde o Parque Linear Via Verde, criado por Lunelli quando prefeito da cidade, já cumpre esse papel. Construído às margens do Rio Itapocu, o local é um exemplo de urbanismo funcional: em tempos de seca, oferece lazer e qualidade de vida à população; em tempos de cheia, atua como reservatório natural, controlando o volume de água e reduzindo danos à cidade.
Com a aprovação em todas as comissões da Assembleia, o projeto está pronto para seguir à votação em plenário, o que deve ocorrer no início do segundo semestre.
“É uma medida simples, eficiente e moderna. Não dá mais para enfrentar as consequências das chuvas com soluções antigas. O Parque Linear Barriga Verde é uma forma inteligente de preparar nossas cidades para o futuro. Fico muito feliz em ver o projeto avançar”, comemorou o deputado Antídio Lunelli.