Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Chanceler russo diz que ideia de moeda única do Brics é de Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: OCPNews Brasilia

14/07/2025 - 16:07 - Atualizada em: 14/07/2025 - 16:34

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a iniciativa de criar sistemas de pagamento alternativos ao dólar para o Brics, proposta feita na cúpula de Joanesburgo em agosto de 2023. A declaração foi feita em novembro de 2024, durante entrevista à TV BRICS, na qual o chanceler russo afirmou que Lula “garantirá que essa questão seja uma das prioridades” da presidência brasileira do bloco em 2025. As informações são do Portal Poder360.

“Foi o presidente Lula da Silva, na cúpula do Brics em Joanesburgo, no ano passado, que iniciou o debate trabalhado pela presidência russa sobre sistemas de pagamento alternativos”, disse Lavrov. “Como já disse, houve progresso, mas é preciso levá-lo à sua conclusão lógica para que surjam mecanismos prontos para serem usados. Não tenho dúvidas de que nossos colegas brasileiros dedicarão o máximo de energia a essa questão.”

A proposta de criar plataformas de pagamento e mecanismos de compensação interbancária independentes do dólar tem provocado forte reação dos Estados Unidos. Em novembro de 2024, o presidente americano, Donald Trump (Partido Republicano), ameaçou aplicar tarifas de 100% contra países que criassem uma moeda alternativa.

“A ideia dos países do Brics de se afastarem do dólar enquanto ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma nova moeda Brics nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e podem se preparar para dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem ir encontrar outro ‘otário!’. Não há chance de os Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional –e qualquer país que tente deve dar adeus à América”, escreveu Trump na rede social que ele próprio criou, a Truth Social.

Em pelo menos 2 outros momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do Brics se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar.

Na 3ª feira (8), Trump afirmou que aplicaria taxas de 10% para os países do bloco. Segundo ele, o Brics tenta “destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp