Quando as primeiras famílias se instalaram em Jaraguá do Sul, as formas de diversão eram bem diferentes das atuais. Segundo informações da época, as famílias de descendentes de alemães, húngaros e italianos se reuniam com suas famílias para piqueniques à beira dos rios. Ali, as famílias aproveitavam para se divertir, tomar banho, pescar ou simplesmente contemplar a natureza.
Dentre os meios de diversão bastante ligados às tradições germânicas estavam as sociedades de caça e tiro. Em décadas seguintes surgiram espaços como o Salão Cristo Rei, que ficava ao lado da atual Igreja Matriz São Sebastião. Inaugurado em 9 de maio de 1948, o salão foi ponto de encontro de muitos jovens. Seu último evento foi um baile de despedida, realizado em 29 de julho de 1978.
Já nos anos 1990 foi inaugurada a casa noturna Marrakech, localizada ao lado do Banco do Brasil, no centro de Jaraguá do Sul. A balada tinha uma choperia na frente e a pista ficava nos fundos. Demolida após alguns anos, ela deu lugar ao Eleven, outro espaço de encontro para os jovens. Após encerrar as atividades o lugar ainda foi uma igreja e depois sediou as instalações do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
A cidade contou ainda com a famosa boate Notre Dame, que promoveu inúmeros shows nacionais. Localizava-se onde hoje é a faculdade Unisociesc, embaixo do atual Shopping Partage, também no centro.

Parque Malwee em 1978, ano de sua inauguração | Marli Behling/Antigamente Jaraguá
Já o Parque Malwee, inaugurado em 1978, também se tornou um ponto de encontro para famílias e um espaço para atividades de lazer. Em setembro de 2020 foi aberto ao grande público o Pico Malwee, local que atrai cada vez mais visitantes. No local há um mirante de onde é possível ver a cidade toda, além de oferecer um espetáculo à parte no momento em que o sol se põe no horizonte. Nos últimos anos, jaraguaenses também passaram a contar com o Parque Linear Via Verde, outro espaço propício para piqueniques, caminhadas, prática de esportes ou para simplesmente contemplar a natureza.

Parque Via Verde é ponto de encontro dos jaraguaenses | Foto: Eduardo Montecino/Arquivo OCP

Mirante do Pico Malwee atrai cada vez mais visitantes | Foto: Divulgação