Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

CBMSC promove curso de qualificação sobre resgate veicular pesado

Fotos: Divulgação/CBMSC

Por: Elisângela Pezzutti

12/07/2025 - 14:07 - Atualizada em: 12/07/2025 - 14:13

Até este sábado (12), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, o Workshop de Resgate Veicular Pesado, focado em ocorrências com caminhões, ônibus e outros veículos de grande porte.

A abertura do evento foi marcada pela presença de autoridades militares e civis, como o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o general Ricardo Miranda Aversa, presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o Secretário de Estado da Casa Civil Kenedy Nunes, o subtenente Atanir Antunes, presidente do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) e o coronel PM Marcos Vinicius dos Santos, comandante da PMRv (Polícia Militar Rodoviária). O evento contou ainda com a participação de bombeiros militares e civis de outros estados e até países, como Chile e Argentina, além do presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, Jaime Júnior Moser e do subcomandante operacional Fábio Ademir Romão, representando o Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá.

Investimento para um trânsito mais seguro

O aumento do fluxo de veículos pesados nas estradas e vias urbanas traz desafios adicionais à segurança viária. Acidentes com esses veículos tendem a ser mais graves devido à massa envolvida e, muitas vezes, ao transporte de cargas perigosas.

Promovendo um cenário mais seguro para os veículos pesados e de passeio, o Programa Estrada Boa do Governo de Santa Catarina favorece a mobilidade de quem circula por essas vias. O programa reforça a importância da qualidade das estradas, ao mesmo tempo em que o CBMSC investe no preparo de suas equipes para atender com excelência às ocorrências que podem acontecer.

De acordo com o tenente-coronel Bruno Azevedo Lisboa, o workshop é uma grande oportunidade de aprendizado para este tipo de ocorrência. “Esta é a primeira vez que este tipo de curso, em veículos pesados, está sendo realizado pelo CBMSC. Somos referência em Resgate Veicular, especialidade que há 30 anos é aprimorada regularmente em Santa Catarina. As equipes do CBMSC competem anualmente no país e no mundo, sendo referência neste tipo de atendimento”, explica . Ainda segundo o oficial, o treinamento também permite demonstrar a gravidade dos acidentes, como forma de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito.

O Resgate Veicular na rotina do CBMSC

Durante o atendimento a acidentes com vítimas encarceradas, o CBMSC aplica uma rotina padronizada de resgate veicular que envolve desde o gerenciamento de riscos até a extração e transporte seguro do paciente. O processo exige agilidade e técnica, especialmente diante de ameaças como vazamento de combustível, produtos perigosos e riscos elétricos.

Essa preparação reflete o compromisso do CBMSC com a excelência no atendimento pré-hospitalar e com a preservação de vidas. Investir na capacitação das equipes é tão fundamental quanto o investimento em infraestrutura rodoviária. Ambas as frentes são complementares e essenciais para a redução de mortes e lesões no trânsito, conforme preconizado pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

Referência nacional e internacional

Santa Catarina é referência em resgate veicular no Brasil e no mundo. O CBMSC tem se destacado em competições nacionais e internacionais, mostrando a excelência técnica de suas equipes. A equipe Condá Rescue Team, de Chapecó, conquistou o bicampeonato brasileiro em 2022 e 2023, além de um vice-campeonato em 2019 e diversos títulos estaduais.

No cenário internacional, o CBMSC também representa o Brasil, somando troféus em competições como o Mundial de Resgate Veicular, realizado em Portugal. Em 2025, os bombeiros do CBMSC irão participar de um novo desafio internacional, desta vez na Croácia.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.