A revitalização do Mercado Público de Jaraguá do Sul está com cerca de 90% dos trabalhos executados e será concluída no início de setembro. Porém, como a gestão do espaço será terceirizada, visando a otimização de recursos, a inauguração oficial do novo espaço só ocorrerá depois que for firmada a parceria entre a prefeitura e empresa ou entidade a ser definida. Com um investimento de quase R$ 2,8 milhões, incluindo aditivos, a obra iniciou em abril de 2024 e, a princípio, seria inaugurada neste mês de julho, como parte das comemorações do aniversário de 149 anos de Jaraguá do Sul.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, destaca que o projeto de revitalização do mercado municipal “visa à preservação das características históricas do edifício e representa um marco na valorização do patrimônio público e cultural de Jaraguá do Sul”.
De acordo com Gesser, atualmente o interior da edificação está na fase de acabamentos finais, com destaque para a conclusão da instalação de portas de vidro, infraestrutura elétrica e hidráulica e rede de transmissão de dados (internet). Com a parte interna praticamente concluída, nos meses de julho e agosto será iniciada a etapa de lavação e pintura externa da fachada, avançando para a finalização do restauro. Por ser um imóvel tombado, a restauração deve manter as características estruturais e arquitetônicas originais.
“Reforçamos nosso compromisso com a entrega de um espaço público requalificado, acessível e preparado para novos usos, contribuindo para a memória, a cultura e o desenvolvimento da cidade”, finaliza o secretário.

Interior da edificação está na fase de acabamentos finais, com destaque para a conclusão da instalação de portas de vidro, infraestrutura elétrica e hidráulica e rede de transmissão de dados (internet) | Foto: Divulgação/PMJS
- Inauguração de reforma do Mercado Público marcará os 149 anos de Jaraguá do Sul
- Entrega da revitalização do Mercado Municipal de Jaraguá do Sul tem nova data
Patrimônio Histórico
Segundo informou a historiadora Sílvia Kita, o prédio do Mercado Público foi construído por Albano Kanzler e sua equipe de pedreiros, quando a administração municipal estava a cargo de Roland Harold Dornbusch, e inaugurado em 17 de setembro de 1965, com o objetivo de atender a uma reivindicação dos agricultores locais, que queriam comercializar seus produtos diretamente para o consumidor final. O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico, por meio do Decreto Municipal nº 9018, de 5 de dezembro de 2012, e integra o conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico de Jaraguá do Sul.
“Os anos 1960 foram sinalizados pelo surgimento no cenário fabril de Jaraguá do Sul de importantes empresas, como a WEG, Malhas Malwee, Marisol e outras, que projetaram a imagem empreendedora de nossa cidade no cenário nacional e internacional. Nessa época surgiu a necessidade de um espaço público para que a nova classe social, principalmente a dos operários, pudesse comprar produtos fresquinhos, como batata, taiá, cará, aipim, verduras, frutas, carnes e outros”, conta Sílvia.
De acordo com a historiadora, terminada a administração do prefeito Roland Harold Dornbusch, por volta de 1967, o prefeito Victor Bauer destinou nova finalidade para o prédio do Mercado Público, que passou a receber várias destinações para os serviços das repartições públicas municipais. Em 2002, na gestão do prefeito Irineu Pasold, a área do Mercado Público foi revitalizada, voltando à sua função original.

Prédio foi inaugurado em 17 de setembro de 1965 | Foto: PMJS