Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

TJSC avança no apoio à atividade jurisdicional com uso de inteligência artificial (IA)

Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI

Por: Pedro Leal

09/07/2025 - 21:07

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) dá mais um passo na adoção da inteligência artificial (IA) para apoiar a atividade jurisdicional, com foco no uso responsável e estratégico das ferramentas. Entre as próximas ações previstas estão a concessão de licenças do Microsoft Copilot 365, versão aprimorada da ferramenta já disponível aos usuários, e a ampla capacitação em IA para magistrados e servidores do 1º grau.

Homem tenta matar colega de trabalho com motosserra em SC

A regulamentação para a concessão de até duas licenças por gabinete deve ser aprovada ainda em julho. Já a capacitação ocorrerá entre os dias 4 e 29 de agosto, com aulas presenciais e regionalizadas em todas as 112 comarcas. Nesta etapa inicial, serão formadas 33 turmas com 30 vagas cada, com atendimento às 400 unidades judiciárias do 1º grau.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na visão da Academia Judicial, parceira da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) no projeto, o objetivo é aprofundar a compreensão das ferramentas de IA, tornando-as úteis para aumentar a produtividade — especialmente em tarefas repetitivas — e liberar a equipe para atividades que exigem análise crítica e julgamento.

Mulher é presa por não pagar pensão alimentícia em Guaramirim

“O projeto engloba uma série de ações para a difusão do uso responsável de IA no Judiciário catarinense. É a sequência da implantação do Copilot como ferramenta institucional de inteligência artificial generativa, em paralelo à aplicação de IA em diversas tarefas já integradas ao sistema eproc”, explicou o juiz auxiliar da Presidência Fernando Rodrigo Busarello, responsável pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação do TJSC.

A capacitação abordará desde conceitos básicos de IA até temas como privacidade e proteção de dados, ética no uso da tecnologia e engenharia de prompts, além de orientações para criação de chats e agentes personalizados que otimizem os processos de trabalho.

Essa nova etapa integra o programa iniciado em 2024, que já capacitou as unidades do 2º grau. Atualmente, o Judiciário catarinense conta com 900 profissionais treinados entre desembargadores e desembargadoras, assessores e assessoras e colaboradores da DTI. A iniciativa reforça a estratégia do PJSC de modernizar e inovar a Justiça, de forma a preparar a equipe para os desafios e as oportunidades da era digital.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).