Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Apreensão de crack em SC multiplica 29 vezes no primeiro semestre de 2025

Foto: PM Divulgação

Por: Pedro Leal

10/07/2025 - 07:07

Um levantamento da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) aponta para um aumento de 2.820% na apreensão de crack em Santa Catarina, acompanhado por um aumento expressivo nas apreensões de outras drogas em ações ligadas ao tráfico de drogas e ao crime organizado no primeiro semestre de 2025.

Além do Crack, os principais entorpecentes apreendidos incluem maconha e skunk, que passou a ser identificado pela primeira vez nas estatísticas da corporação.

Segundo a Polícia Militar, os números indicam a efetividade das ações de fiscalização e inteligência policial mantidas no estado; a integração com a Polícia Rodoviária Federal foi apontada como um fator importante.

Quanto ao contrabando, o período registrou a apreensão de 244.381 maços de cigarros, além de 19 armas de fogo, 1.492 munições e veículos utilizados em práticas criminosas.

No caso das drogas, as apreensões foram:

Maconha: de 3,4 toneladas (2024) para 12,7 toneladas (2025) — aumento de 273,5%
Crack: de 1,74 quilo (2024) para 50,82 quilos (2025) — aumento de 2.820%
Skunk: sem apreensões em 2024, com 55,84 quilos em 2025 — dado inédito na série histórica

A PMSC estima que as apreensões representem um prejuízo de aproximadamente R$ 5,3 milhões ao crime organizado em Santa Catarina.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).