O vereador Israel Cani (PL) relembrou esta semana, em sessão da Câmara jaraguaense, sobre a lei aprovada pelo Legislativo de Jaraguá do Sul em 2023 em que a Prefeitura tem a responsabilidade de instalar câmeras de segurança e videomonitoramento em escolas do município.
Ele solicitou que fosse retomada a discussão quanto a esse assunto e que o Executivo acelere a execução dessa lei dirigindo-se ao presidente da casa, o vereador Luís Fernando Almeida (MDB), autor do projeto aprovado. O parlamentar ressaltou a necessidade de aumento da segurança para crianças, profissionais da educação, assim como para pais e responsáveis.
O vereador, em resposta, relembrou que o prazo para a instalação era de 190 dias após a implementação da lei, e que ela foi aprovada em um momento sensível à segurança das unidades escolares por conta de um ataque realizado a uma creche de Blumenau em 2023.
Almeida disse ainda que, em algumas escolas, já foi dado início à instalação dessas câmeras de monitoramento e também apontou para uma lei que pede a instalação de câmeras nos postos de saúde, protocolada no início deste ano. O presidente da casa reforçou que a legislação deve ser implementada e fiscalizada.
Cani sugeriu que com a construção de uma central de monitoramento em Jaraguá do Sul, o novo local integre o aparato de segurança das unidades escolares e de saúde.
Jair Pedri assume presidência do PSD em Jaraguá do Sul
O vereador Jair Pedri (PSD) assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) de Jaraguá do Sul. Na sessão da Câmara, esta semana, ele foi parabenizado por colegas de parlamento e em agradecimento na tribuna, destacou a responsabilidade da nova missão e delineou seus planos para um “PSD forte” e alinhado ao desenvolvimento da cidade. Pedri, que está em seu terceiro mandato como vereador, enfatizou sua dedicação às políticas públicas para todos, com um olhar especial para os que mais precisam, incluindo empreendedores, idosos, jovens em busca do primeiro emprego e crianças.

Foto: Câmara dos Vereadores de Jaraguá do Sul/Divulgação
Atraso de pagamentos
Na sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira (8), o presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida (MDB), voltar a falar sobre a empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura para prestar serviços no município. Segundo o parlamentar, a empresa tem atrasado recorrentemente o pagamento dos salários e encargos trabalhistas de seus funcionários. Almeida classificou a situação como um descaso e uma falta de respeito com aqueles que prestam serviço para o município. Ele disse que a Prefeitura de Jaraguá do Sul está realizando os pagamentos em dia para a empresa contratada. O problema, segundo o parlamentar, está na gestão da terceirizada.
Impasse
Para solucionar o impasse, o vereador informou que se reuniu com o prefeito e com o secretário de Administração e propôs uma mudança para o próximo contrato de licitação, que deve ser publicado dentro de um a dois meses. A exigência seria que a empresa contratada só receba o repasse financeiro do município após comprovar que realizou o pagamento integral e atualizado de todas as suas obrigações trabalhistas, incluindo salários, 13º, FGTS e demais encargos.