Se havia dúvidas sobre o interesse dos eleitores catarinenses em torno da possível pré-candidatura do vereador carioca Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina, ela foi dissipada na oportuna pesquisa realizada pela Neokemp, encomendada pelo Grupo ND. A expressiva maioria do eleitorado local – 71% – considera “desrespeito” e “não concorda” com o movimento imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, de empurrar o filho 02 ao escrutínio local. Quando a pergunta objetiva é “A candidatura é um desrespeito aos catarinenses?” As respostas são: 50,1% concordam totalmente; 21% concordam em partes; 16,6% não concordam, nem discordam; 4,1 discordam em partes e 5,5% discordam totalmente. Chama a atenção quando a resposta é fracionada por região: 25% no Vale do Itajaí (reduto bolsonarista) considera desrespeitoso; 18,6% do Norte (outro reduto conservador); 18% no Oeste (base do agro; 16,9% na Grande Florianópolis; 15,7% no Sul e 5,8% na Serra.
Vai prosperar?
Resta saber se a análise desta pesquisa será levada em consideração pelo clã Bolsonaro e também pelo governador Jorginho Mello. A ideia de lançar o filho 02 por SC veio de cima para baixo, sem qualquer consulta, e desrespeitando nomes locais, além de desconsiderar a aliança com a Federação União Progressista, que tem em Esperidião Amin o seu nome ao Senado.
Ferrosul
A ideia da criação da Ferrosul, a ferrovia que faria a integração dos três estados do Sul mais o Mato Grosso do Sul ganhou corpo com a reunião realizada na terça-feira, em Florianópolis. Uma comissão oficial criada pelos governadores vai participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns.
Filiação

Foto: Divulgação/MDB
O MDB marcou para o dia 8 de agosto, na Sociedade Glória, em Joinville, o ato de filiação do ex-deputado federal Rodrigo Coelho. O ex-parlamentar chega ao partido pelos braços das principais lideranças estaduais e como aposta forte para buscar vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Joinville reúne forças para voltar a ter protagonismo na capital federal.