Sim, os bichos são racionais, nós, humanos, passamos longe deles, mas… Para nossos autoenganos criamos essa história de sermos racionais. Se os humanos fossem racionais não viveriam em guerras estúpidas como essas todas e múltiplas que andam por aí. Irracionais. E tudo começa com a insatisfação com o que temos. Quem está satisfeito com o que tem? Você conhece? Você conhece alguém entre seus amigos, amigas, que viva ordinariamente feliz? Uma pessoa que se olhe no espelho da vida e diga a si mesma: – “Tudo bem, estou com saúde e liberdade, tudo o mais é secundário e posso obter, se me der vontade”! Quem diz isso? Nem o cara mais rico do mundo, provavelmente um grande parvo que deve viver mais amuado que um morador de rua. Parei minhas leituras há pouco. E mais uma vez li uma obviedade, porém… Gostaria de poder contestar essa obviedade, mas duvido que alguém a conteste. Ouça a obviedade: – “Vamos arejar nossa mente com otimismo, boas conversas, boas companhias, leituras edificantes, música agradável, idéias fraternais e muito bom humor, pois com isso a saúde residirá conosco”. Quem disse isso foi o excelente José Carlos De Lucca, juiz de direito, paulista. Agora, me diga, quem não pode viver nessas virtudes, nessas obviedades? O difícil é entendermos que temos muito mais do que precisamos na vida para sermos felizes, mas… O diacho do “preciso mais” nos entrava o juízo e nos faz sofrer pelo que não temos e nem mesmo precisamos. Nossas conversas habituais são sobre queixas, críticas a muitas pessoas, sem deixar de reconhecer nossos “educados” desrespeitos e gemidos de toda sorte. Reconhecer o que temos de bom na vida, ah, isso não tem espaço em nossas cabeças e conversas. Uma das maiores irracionalidades dos humanos é rejeitar a idéia, não aceitá-la mesmo, de que nossos pensamentos criam-nos todas as doenças ou as favorecem. Poucos, raríssimos acreditam nisso. Incontáveis pesquisas feitas nas chamadas “zonas azuis”, regiões aonde pessoas chegam facilmente aos 100 anos de vida, provam que a simplicidade, os desapegos e as harmonias sociais entre pessoas são os melhores elixires para uma vida saudável e mais perto da felicidade. E ainda dizemos que os bichos são irracionais, irracionais somos nós, os fajutos humanos.
REVOLUÇÃO
Nossa sociedade? As mulheres têm sempre que estar em forma e lindas ao longo da vida, se estiverem fora dos padrões serão “chicoteadas”. Mas quem decide por esses imbecis padrões? Acabo de ver uma foto e uma manchete, esta: – “Guilhermine Guinle, 50, exibe seu corpo perfeito”! Por que as mulheres têm que estar sempre bonitas, no “páreo”, e os homens podem se atirar como se atiram e ninguém reclama? As mulheres precisam sair dessa fria do manter-se à vida inteira lindas, desejáveis. Revolução, mulheres!
BARBÁRIE
Escute a barbárie que os homens inventaram: Bíblia. Eclesiásticos 25,24 – “Foi pela mulher que começou o pecado, por sua culpa todos morremos”. O apóstolo Paulo confirmou: – “Não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão”. Bela “história” inventada pelos homens, porém… Até hoje as mulheres estão de bico calado. Bem que podiam pedir “uma” miserável prova que fosse…
FALTA DIZER
E para não deixar passar em branco, não esquecer, na mitologia grega quem gerou todos os males do mundo foi… Uma mulher, Pandora. Ela abriu a Caixa de Pandora e deixou sair todos os males que ali estavam guardados. Outra “mulher”. Reajam, gurias, essas histórias são mentirosas e inventadas por homens…