Localizado às margens da BR-280, na divisa entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, em um terreno com mais de 20 mil metros quadrados, o Portal de Jaraguá, também conhecido como “Shopping da Malha”, está sendo demolido, após ficar abandonado por anos. O trabalho iniciou na semana passada e já está em fase de conclusão.
Construído em 1985, por iniciativa do empresário Osmar Vailatti, o lugar concentrava pontos de venda das malharias da cidade e se tornou um centro de compras voltado especialmente para o atacado. O Portal de Jaraguá foi por muito tempo um endereço bastante procurado por consumidores da cidade e região, e também por comerciantes que vinham de longe para adquirir produtos para revender, já que a variedade era grande e os preços bastante atrativos. No seu auge, o Shopping da Malha chegou a abrigar dezenas de lojas. Como era bastante movimentado e recebia excursões diárias de compradores, o lugar também contava com um restaurante e lanchonetes.
Novo empreendimento
“Iniciamos com 19 lojas e quando fechamos, em 2010, estávamos com 63 lojas. Mas, o comércio foi diminuindo e fechamos o portal por um período”, informou Osmar Vailatti. “Agora, entendemos que seria melhor colocá-lo para venda, para nascer uma nova oportunidade de um empreendimento moderno. Vamos viabilizar a venda ou uma parceria para manter o local com um visual de chegada na nossa linda Jaraguá”, completou o empresário.
Na época de sua construção, nos anos 1980, Jaraguá do Sul já era conhecida como a “Capital Catarinense da Malha”, título que recebeu por sediar grandes indústrias têxteis como Malwee, Marisol e Elian, entre outras empresas do mesmo ramo, mas de menor porte.
A construção inspirada na técnica enxaimel e pintada de branco e azul claro, que um dia foi um dos principais cartões de visita da cidade, continuará vivo na memória dos jaraguaenses.
Veja fotos: