A pneumonia é uma infecção nos pulmões geralmente provocada por bactérias, vírus, fungos, por reações alérgicas ou por aspiração de substâncias agressivas ao pulmão – e normalmente não é contagiosa.
A pneumonia ocorre com mais frequência nos meses frios, mas pode ocorrer em qualquer estação.
A pneumonia pode ser viral, quando causada por vírus; bacteriana, quando provocada por bactérias; química quando derivada da inalação de substâncias agressivas (chamada de pneumonite); e também por fungos, causando um tipo mais raro e também mais agressivo da doença.
A pneumonia também pode ser causada pela aspiração de comida, bebida, vômito ou saliva nos pulmões. Essa pneumonia é mais provável se algo perturba seu reflexo normal, como uma lesão cerebral, problema de deglutição, ou uso excessivo de álcool ou drogas.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias
Resfriados mal curados e mudanças bruscas de temperatura.
Seus principais sintomas são febre alta (acima de 37,5° C); tosse seca ou com catarro; falta de ar e dificuldade de respirar; dor no peito ou tórax; mal-estar generalizado; fraqueza; suores intensos, principalmente à noite; náuseas e vômito.
Nas crianças, a pneumonia pode provocar também respiração acelerada e ruidosa; perda de apetite e dor abdominal.
E em idosos, é comum o surgimento de confusão mental; perda de memória, desorientação em relação a tempo e espaço e a tosse costuma ser mais seca.
Para prevenir o tipo mais comum de pneumonia existe a vacina anti-pneumocócica, indicada para crianças até 2 anos, idosos acima dos 60 anos e grupos de risco. Procure em seu Posto de Saúde.
A pneumonia é uma doença muito grave e pode levar à morte.
Em caso de suspeita o doente deve consultar imediatamente um clínico geral ou um pneumologista.