O frio é tanto que um agricultor encontrou um quero-quero com as asas congeladas devido às baixíssimas temperaturas registradas no Sul do Brasil nos últimos dias. O frio intenso tem causado geadas fortes e impactos na fauna da região.
Essa é a quarta onda de frio que Santa Catarina enfrenta só este ano. Duas ocorrências de neve já foram registradas, a primeira, inclusive, ainda dentro do outono. As temperaturas mínimas no estado estão abaixo de zero em mais de 10 municípios.
- E dá-lhe frio! Cidades de SC voltam a registrar temperaturas negativas
- Veja a previsão do tempo para o mês de julho em Jaraguá do Sul
- Sensação térmica: saiba o que é e como se mede
Conforme o serviço de meteorologia da Epagri/Ciram, apenas na tarde desta quinta-feira (3) é que o frio começa dar uma trégua e os termômetros a subir, mas outras ondas de frio não estão destacadas.
O frio exige atenção tanto aos humanos, quanto aos animais. No caso dos pássaros, a alta temperatura corporal deles faz com que se tenha mais atenção.
- SC tem cidade com sensação térmica de -25°C; confira as mínimas no estado
- Video: SC tem nova ocorrência de neve e marcas negativas em 12 cidades
Temperatura das aves
Se você gosta de fazer carinho em pássaros, deve ter percebido que eles têm o corpo quente. Essa não é apenas uma impressão. Estudos indicam que a temperatura corporal das aves é em torno de 42 ºC! Ou seja, a temperatura das aves é mais ou menos como a de um humano com febre muito alta.
Assim como nós, os pássaros são influenciados pela temperatura externa. Eles podem sentir tanto quando está muito frio quanto quando as temperaturas estão muito altas.
É por isso que é tão comum ver aves se banhando em uma fonte ou poça d’água no calor. Esses bichinhos estão se refrescando em dias muito quentes. No inverno, porém, a história é um pouco diferente. Como fazer para protegê-los? Afinal, roupas e touquinhas estão fora de questão!
Então, é verdade que pássaros sentem frio?
Sim, passarinho sente frio. No inverno, os pássaros em cativeiro ficam mais propensos a doenças, especialmente problemas respiratórios. Por isso, temos que ficar atentos à temperatura e protegê-los.
Além disso, como dissemos, as aves possuem uma temperatura bem mais alta que a nossa, por isso, são extremamente suscetíveis aos climas mais severos, tanto quentes quanto frios.
Como proteger o passarinho do frio
Diferentemente de nós, os passarinhos não podem pegar uma blusa ou uma coberta assim que a temperatura abaixa. Por isso, cabe aos tutores ficarem atentos às condições de seu pet e ajudá-lo a se proteger do frio. Para isso, recomendamos algumas dicas.
Ver essa foto no Instagram
* Com informações do Portal Petz