A Prefeitura de Florianópolis ampliou a vacinação contra a meningite em crianças. Agora, a dose de reforço aos 12 meses de idade será feita com a vacina meningocócica ACWY, que passa a substituir a vacina meningocócica C no calendário vacinal infantil. A medida vem ampliar a proteção contra a doença, já que a ACWY abrange quatro diferentes grupos responsáveis pelos casos mais graves de meningite bacteriana — uma infecção que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas sérias se não tratada a tempo.
A vacina ACWY está disponível em todos os centros de saúde da capital, além do Espaço Imuniza Floripa e da van da vacinação. Para ser imunizado, é necessário apresentar um documento com foto da criança. A doença causa inflamação nas meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ter evolução rápida, principalmente quando causada por bactérias.
O esquema vacinal infantil segue com três aplicações: aos três e cinco meses, é utilizada a vacina meningocócica C. A principal mudança ocorre no reforço previsto para os 12 meses, que deixa de ser feito com a mesma vacina e passa a ser realizado com a ACWY. Esse imunizante, que já era ofertado para adolescentes de 11 a 14 anos, agora também estará disponível para crianças que ainda não receberam o reforço. Quem já completou o esquema com as três aplicações da meningocócica C não precisa ser vacinado novamente.
“A introdução da vacina ACWY no reforço infantil é um avanço importante para a prevenção da meningite, aumentando a proteção das crianças e contribuindo para o controle da circulação da doença”, destaca o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil. Em 2025, a capital contabilizou apenas 20 casos confirmados de meningite, sendo 10 de origem viral e todos já tratados.