Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Guaramirim entrega mais 38 títulos de propriedade pelo programa Lar Legal

Divulgação/PRefeitura de Guaramirim

Por: Pedro Leal

01/07/2025 - 19:07 - Atualizada em: 01/07/2025 - 19:21

A Prefeitura de Guaramirim entregou nesta segunda-feira (30) mais 38 títulos de propriedade pelo programa Lar Legal, beneficiando famílias dos agrupamentos Irineu Kieckhoefel, no bairro Corticeira, e Pedrinho Wilbert, na Guamiranga.

Essa foi a segunda etapa da iniciativa em 2025, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio do programa Lar Legal, com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e da Secretaria de Planejamento. No início do ano, outras 33 famílias já haviam sido contempladas, totalizando 71 imóveis regularizados em 2025.

Conselho de Ética da Câmara elege Fabio Schiochet novo presidente

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O programa tem como objetivo oferecer segurança jurídica às famílias que vivem em áreas consolidadas e aguardavam há anos pela regularização de seus imóveis. Um desses moradores é Enedino Azevedo, de 59 anos, que vive no agrupamento Irineu Kieckhoefel desde 1992. “Quando me mudei, ajudei a mapear a região e a organizar o bairro. Foram muitos anos de espera, mas agora estou muito feliz. A regularização esse ano foi rápida e, finalmente, minha casa está no papel”, relatou Enedino, emocionado com a conquista.

Mudança na lei beneficia quem utiliza o estacionamento rotativo em Jaraguá do sul – entenda

Durante a cerimônia, o prefeito Adriano Zimmermann destacou a importância do programa e o compromisso da gestão com a regularização fundiária no município. “Nós agradecemos pela estrutura e pelo apoio das equipes técnicas e da empresa parceira. Guaramirim tem mais de 600 lotes a serem regularizados, e o programa Lar Legal, do Tribunal de Justiça, é a ferramenta mais viável para isso. Vamos reforçar a equipe e dar todo o suporte necessário para atingir essa meta”, afirmou.

O vice-prefeito Dênis Lunelli também reforçou o papel da Prefeitura em dar agilidade aos processos e entregar resultados concretos à população. “Nossa missão é destravar a máquina pública e garantir que programas como este avancem. Vamos continuar acelerando esse processo para beneficiar cada vez mais famílias”, disse.

O Lar Legal é um programa estadual de regularização fundiária desenvolvido em parceria com os municípios e o Poder Judiciário de Santa Catarina. Em Guaramirim, vem sendo executado com o apoio técnico da empresa RAGserv, credenciada pelo TJSC para atuar nesse tipo de processo.

Segundo o supervisor da RAGserv, Jorge Luz, novas áreas estão sendo estudadas para as próximas etapas. “Também mantemos atendimento todas as segundas-feiras no setor de cadastros da Prefeitura, para orientar os moradores que desejam regularizar seus imóveis”, informou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).