Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

TJSC amplia estrutura contra crime organizado – Acontece SC

Foto: Cristiano Estrela/TJSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

02/07/2025 - 08:07

Diante do avanço das organizações criminosas em Santa Catarina — mais armadas, organizadas e tecnológicas —, o Tribunal de Justiça do Estado deu um passo importante ao instalar a Vara Estadual de Organizações Criminosas. Com cinco magistrados e 35 servidores, a nova unidade nasce com mais de dois mil processos, a maioria em andamento, e adotará julgamentos colegiados e anônimos. Trata-se de uma resposta institucional ao crescimento e ousadia dessas facções, que têm se infiltrado em todas as regiões do estado, com destaque para a Grande Florianópolis (30,1%) e o Vale do Itajaí (22,08%). O movimento do TJSC é firme: proteger o sistema de Justiça com recursos de inteligência artificial que distorcem a imagem e voz dos juízes e reconhecem testemunhas por biometria. Em tempos em que o crime age com estratégia e violência, o Judiciário reage com estrutura, inovação e proteção.

Gás Natural

Boa notícia para a economia de SC foi anunciada pela Aresc, com a redução da tarifa de gás natural em até -10%, como no setor comercial. O custo médio geral deve diminuir perto de 7,15%. Os efeitos variam conforme o consumo: para o setor veicular, pode ser de até 8,24%. Os consumidores residenciais sentirão o impacto, com uma redução de cerca de 6,69%.

Oncologia

Os avanços em Oncologia e Hematologia serão tema do 3º Simpósio do Cepon, sexta-feira e sábado, em Florianópolis. O evento, que tem o apoio da FAHECE, reunirá mais de 30 palestrantes e terá uma programação especializada. Serão dois dias voltados à atualização científica, troca de experiências e fortalecimento das redes de cuidado oncológico.

Balonismo

Dois PLs apresentados pelos deputados, Padre Pedro Baldissera (PT) e Mauro De Nadal (MDB), tramitam na Alesc exigindo mais segurança e maior formalidade na atividade de balonismo, tão importante para a economia do Sul catarinense. As ações vêm após o drama vivido no mês passado, quando um balão caiu em Praia Grande, matando 8 pessoas e ferindo outras 13.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.