Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Trump avalia deportação de Elon Musk – entenda

Foto: Mandel Ngan

Por: Pedro Leal

01/07/2025 - 15:07 - Atualizada em: 01/07/2025 - 15:25

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que precisa “dar uma olhada” se o seu governo deportará o bilionário sul-africano Elon Musk – proprietário da Tesla, do X (antigo Twitter) e da Space X.

Trump e Musk eram aliados até o final de maio, quando o empresário rompeu publicamente com o Trump pouco após deixar o seu cargo no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Ele chefiou o DOGE entre janeiro e maio deste ano, quando ainda era aliado e conselheiro de Trump, com a promessa de cortar US$ 2 trilhões em gastos federais e encerrou milhares de empregos e contratos.

Haddad nega alteração da meta fiscal e diz não entender posição de Motta

As informações são do portal G1.

“Não sei [se vai deportar Musk], acho que vamos ter que dar uma olhada nisso. Talvez a gente tenha que colocar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) em cima do Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e comer o Elon. Não seria terrível?”, afirmou o presidente americano.

Trump descarta diálogo com Musk e diz que empresário “perdeu a cabeça”

Nascido na África do Sul, Musk emigrou para o Canadá na juventude e se radicou nos EUA após cursar a faculdade.

Na madrugada, Trump postou nas redes sociais que o DOGE deveria analisar os incentivos federais recebidos pelas empresas de Musk. Segundo Trump, “os EUA economizariam uma fortuna”.

Dias antes, Musk sugeriu criar um novo partido político nos EUA, chamado “Partido da América”, caso o Congresso aprove um megapacote fiscal proposto por Trump.

Musk afirma que o pacote fiscal de Trump aumentará os gastos públicos e poderá levar os EUA à falência.

O pacote foi aprovado pelo Senado americano nesta terça.

Pouco após a saída de Musk do Doge, Trump afirmou estar decepcionado com Musk por causa das críticas que o bilionário fez ao seu pacote fiscal. Trump disse ainda que Musk já sabia que o projeto seria enviado ao Congresso e que não sabe se eles terão “uma ótima relação como antes”.

Musk retaliou pelo X, afirmando que não foi informado do projeto e que Trump estava sendo ingrato .

Pouco depois, Musk respondeu pelo X. Ele negou ter sido informado sobre o projeto e afirmou que Trump estava sendo ingrato: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”.

Em seguida, Trump reagiu no Truth Social com uma ameaça: “A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk”.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).