Santa Catarina esteve entre os estados brasileiros premiados na ExpoQueijo Brasil 2025, realizada em Araxá (MG). Com dois troféus de ouro, conquistados pelos queijos Vecchio Formaggio e Palline di Catarina, a Casa Bianchi, de Lajeado Grande, apresentou produtos com identidade e técnicas tradicionais.
Célio Bayer é reconduzido em novo período à vice-presidência regional da Fiesc
“Santa Catarina tem uma produção artesanal com forte ligação ao território e à história das famílias produtoras. Os prêmios conquistados mostram o cuidado e a qualidade envolvidos nesse processo”, afirma Maricell Hussein, organizadora do evento.
Contas de luz continuam com bandeira tarifária vermelha em julho
A ExpoQueijo Brasil é o maior concurso de queijos artesanais das Américas e reuniu mil produtos de 16 países, avaliados por cerca de 200 jurados. A participação de Santa Catarina reforça o papel da região Sul na valorização do queijo de origem.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo foi realizada entre os dias 26 e 29 de junho e com impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento foi realizado pela Bonare Eventos. Teve como mantenedor a Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada ao Governo de Minas Gerais. Contou com patrocínio da Cemig, Governo de Minas, McCain, Sistema Ocemg, Sicoob Crediara e Sebrae. Teve o Rota Araxá como aplicativo oficial de mobilidade. Recebeu apoio da AmiQueijo, Prefeitura de Araxá, AQMARA, Faemg e Senar. Teve ainda apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig-ILCT e IMA.