Pessoas razoavelmente inteligentes estão pensando e repensando um possível casamento. Casamentos sempre foram sonhos, uma vida imaginária de beleza e bem-estar, mas… Nem sempre esse “jogo” dá certo e hoje, mais do que nunca, casamento é loteria. Engraçado, essa frase do casamento é loteria é muito velha, vem carnavais lá de trás. Dizia assim – “Casamento é loteria/E eu não quero arriscar…”. Uma brincadeira antiga que nunca se me afigurou como brincadeira. Não abro mão, ou é casamento para a vida toda, bilhete premiado, ou não é casamento, é uma junção errada. Digo isso, leitora, porque acabei de ler uma psicanalista num jornal de São Paulo dizendo que – “Quanto mais alta a expectativa no casamento, maior o tombo. Hoje é preciso menos idealizações. E é melhor acabar com as falsas expectativas”. A psicanalista prega cuidados antes de alguém casar, não elevar expectativas e preparar-se para tombos. Ora, esse conselho é como alguém começar um negócio já pensando nos “tombos”, não ter elevadas expectativas, entrar no jogo vestindo a camisa do “pode dar errado”… Vão me desculpar, o casamento que imagino é um casamento de dois sonhadores se encontrando na vida e pondo nos dedos do coração a aliança do “para sempre”. Entrar num casamento já pensando que pode dar errado e esperando pelos tombos, sinto muito, isso é coisa de gentinha, de apressados que não olham para os lados antes de fazer uma escolha na vida: a mais importante das escolhas, a do casamento. – “Ah, se der, deu, se não der, não der não deu”! Quem pensar assim que fique solteira, solteira, eu disse. Os homens, por maioria, veja bem, por maioria, sempre se acham mais isso e mais aquilo diante das mulheres. Casamento desfeito deixa seqüelas, feridas nem sempre cicatrizadas e… Fazem o futuro parceiro, se for o caso, sempre desconfiar das razões do divórcio anterior dele ou dela. Encurtando a conversa, quem tenha olhos de perceber e ouvidos de escutar dificilmente cai em frias. Já os apressados, os que querem sair do atoleiro da solteirice (atoleiro para os bobões) vão se lamentar mais tarde. É preciso observar bem o futuro companheiro/a para diminuir os riscos de um tombo logo ali, depois do casamento. E é o que mais acontece hoje. Semeiam errado? Colham, mas, por favor, façam boquinha de siri…
PARADOXO
Já ouvi muitas mulheres criticando mulheres narradoras de futebol na televisão. E assim também muitos homens. Só que o paradoxo está em haver mais homens ginecologistas e as mulheres não chiarem, pelo contrário, procuram por homens ginecologistas. As mulheres deviam procurar só as médicas ginecologistas, afinal, quem sabe mais da fisiologia da mulher que outra mulher? Mulheres preconceituosas com mulheres ou desatentas? É hora de acordar, companheiras!
CLAREZA
Deus habita em mim! Dizem os cristãos. Ora, se Deus habita em mim, meu corpo é a casa de Deus? Então, por que, de modo leviano, eu permito riscos e desenhos idiotas nas “paredes” da casa de Deus? Esses riscos, esses desenhos que muitos estão fazendo em seus corpos, produziram esta manchete em Florianópolis, manchete de uma clínica dermatológica: – “De tendência ao arrependimento: por que jovens estão optando por remover tatuagens”? Respondo: porque chegaram ao juízo…
FALTA DIZER
Muitos suspiram frustrações ao se comparar a muitos outros, querem ser iguais ou parecidos. Temos que lutar para sermos diferentes, diferentes para melhor. E isso se começa a conquistar pelas leituras. Que lê sabe? Quem lê jornal sabe mais. E por aí vai. Muito simples ser melhor num país de tiktokers…