A chegada do inverno traz consigo o desafio de se manter aquecido – o que, além do desconforto, traz problemas para a saúde. A CNN americana levantou uma série de dicas para se manter aquecido em casa e evitar problemas de saúde.
Fim da onda de frio? Veja como fica o tempo em Jaraguá do Sul no final de semana
Problemas estes que podem ser mais graves para pessoas que têm artrite – que sofrem mais com dores nas costas, joelhos e juntas no frio, assim como indivíduos que têm diabetes ou problemas cardíacos.
Proteger-se da gripe é mais importante do que você imagina, explica laboratório
As dicas são de John Eric Smith, professor associado do departamento de cinesiologia da Universidade Estadual do Mississippi, nos Estados Unidos, e Georges Benjamim, diretor executivo da Associação Americana de Saúde Pública (APA).
Confira as dicas:
1- Mantenha o tronco aquecido
Bolsa de água quente, cobertor e casacos são algumas opções para se manter aquecido, segundo o diretor da APA.
2- Mexa o corpo
Atividades físicas como aulas de ginástica ou dança online ajudam a aquecer o corpo.
3- Não abuse do banho quente
Seja de banheira, seja de chuveiro, o banho quente ajuda a esquentar, mas no minuto em que você sair da água, o frio vai voltar ainda mais intensamente.
4- Aconchegue-se
Abraçar é uma das melhores maneiras de se aquecer; Aumentar o contato corporal diminui a oportunidade de perder calor, seja dividindo um cobertor, seja abraçando alguém.
5- Mude a sua percepção sobre o frio
Muitas pessoas treinam a mente para perceber o frio como uma sensação objetiva e aceitável, não algo terrível que não pode ser controlado. Uma das melhores maneiras de se adaptar às baixas temperaturas é usar roupas em camadas, de modo que elas possam ser removidas ou acrescentadas gradualmente, o que facilita o ajuste do nosso termostato interno.
6- Abuse das comidas e bebidas quentes
Alimentos ricos em gordura e proteína demoram mais para serem digeridos, o que faz com que você se sinta mais aquecido ao ingeri-los. Da mesma forma que a comida, bebidas quentes também são uma boa pedida para elevar a temperatura.
7- Não use o fogão como aquecedor
“Pode deixar o forno aberto até que ele esfrie, mas não é uma boa ideia usar o fogão como aquecedor. Desligue-o assim que terminar de preparar as refeições”, aconselha Smith.
8- Agasalhe-se
Mesmo as camadas finas de ajudam a aumentar a nossa capacidade de reter calor, sempre com foco em aquecer o tronco; uma camiseta extra ou um colete podem ajudar a manter suas mãos e pés mais aquecidos do que luvas e meias, afirma o professor. Ceroulas e meias finas também são boas opções para usar por baixo.
9- Aqueça os pés
Meias e pantufas para andar em casa, além de quentinhas, são confortáveis.
10- Empilhe cobertores
Quanto mais camadas tiver por cima de você, menos ar irá entrar para esfriar – quando estamos debaixo das cobertas, o calor é perdido pela cabeça, problema que pode ser eliminado com a ajuda de um gorro.
11- Use lençóis mais grossos
Tecidos leves como algodão são mais recomendados para o verão. No inverno, prefira lençóis com maior número de fios, que ajudam a aquecer mais.
12- Deixe o sol entrar
Abra as cortinas para deixar a luz do sol entrar e aquecer o ambiente durante o dia.
13- Vede portas e janelas
Mesmo com as janelas e portas fechadas, o vento gelado pode entrar pelas frestas. Existem materiais próprios para esse tipo de vedação, que são baratos e eficientes para espantar o frio.
14- Deixe as portas fechadas
Fechar as portas de cômodos que não estão sendo usados é uma forma de bloquear correntes de ar e diminuir a perda de calor no ambiente que está sendo ocupado.
15- Mude a direção do ventilador de teto
Se tiver o aparelho em casa, mude a direção do ar para o sentido horário, dessa forma, ele irá mandar o ar quente para baixo.
16- Fique perto do aquecedor
Aquecedores portáteis podem ser usados de forma segura caso tenham desligamento automático e possam ser ligados diretamente à tomada, ao invés de extensões. Como aquecedores de ambiente podem causar incêndios, eles devem ficar a pelo menos um metro de distância de cortinas, roupas de cama e móveis.
17- Fique no andar de cima
O calor sobe, por isso, prefira o andar de cima da casa para dormir, trabalhar, e passar os tempos de lazer.
18- Não abra a porta após o banho
A não ser que o seu banheiro seja propenso à formação de mofo, mantenha a porta fechada após o banho, pois o vapor do chuveiro deixa o ambiente quentinho por algum tempo.
19- Espalhe tapetes pela casa
Além de ser mais quentinho para pisar, eles também deixam o ambiente em geral mais aquecido.
20- Cuidado com as velas
Elas podem emitir um pouco de calor, mas usá-las como fonte de aquecimento pode ser perigoso, pois elas podem cair ou ser derrubadas e começar um incêndio.