Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conheça bairros jaraguaenses que se destacam pelo intenso crescimento

Foto: Arquivo Histórico

Por: Elissandro Sutil

25/07/2025 - 12:07

Na comemoração dos 149 anos de Jaraguá do Sul, é impossível falar da origem da cidade e seus primeiros bairros, sem discorrer sobre a importância de alguns deles no contexto histórico da cidade.

Centro

O Centro de Jaraguá do Sul é um núcleo que tem papel fundamental no seu desenvolvimento, onde concentra a maior parte do comércio, serviços e instituições que fazem parte das origens do município.

A região central destaca-se pela integração dos serviços oferecidos à população. É nesse local que se encontram as principais agências bancárias, escolas, supermercados, clínicas especializadas e consultórios, além de um hospital público que atende Jaraguá e região.

Junto a uma diversidade de lojas, encontra-se o Shopping, espaço que possibilita além das compras, acesso ao lazer e diversão. Dentre as principais vias centrais, a Avenida Marechal Deodoro concentra sorveterias e cafeterias, junto a um calçadão que dispõe de lojas e espaços aconchegantes aos visitantes.

Conhecida pela gastronomia diversificada, a região central de Jaraguá do Sul oferece também empreendimentos e moradia, com opções que variam de estilo e tamanho das mais tradicionais às de alto padrão.

Da ampla gama de serviços ao lazer e moradia, o centro dispõe de espaços inclusivos com ciclofaixas e calçadas acessíveis que facilitam a mobilidade urbana. Em suma, o município é um exemplo de infraestrutura moderna e segura para os seus habitantes. Além de figurar entre as cidades mais seguras do Brasil, seus índices na educação, saúde e longevidade se destacam no cenário nacional.

Ilha da Figueira

A Via Verde é um dos pontos de encontro dos jaraguaenses | Foto: PMJS

O bairro Ilha da Figueira é o mais populoso de Jaraguá do Sul, segundo o Instituto Jourdan de Planejamento. O que nem todos sabem é que seu nome deve-se a uma ilha no Rio Itapocu, onde havia uma grande figueira.

A Ilha da Figueira, que era um ponto de referência para os colonizadores que chegavam à região, hoje continua sendo um dos bairros que tem localização estratégica em Jaraguá do Sul, seja pela comodidade urbana, sua proximidade com região central e o contato com a natureza, ou pelo fácil acesso à BR-280 para quem busca o litoral.

O bairro se destaca pela variedade em seu comércio, capaz de atender no dia a dia diversas necessidades de seus moradores, das mais básicas às mais específicas. Essa realidade é evidenciada pela presença dos vários mercados, academias, bancos e escolas, além de diversas empresas que se instalaram na região.

Outra característica da Figueira, é que mesmo com a movimentação comercial o bairro não perde sua identidade residencial. Essa característica o torna uma referência pela utilidade de quem precisa da agitação do ambiente urbano, mas, ao mesmo tempo, não abre mão de espaços onde as áreas residenciais são predominantes.

Do mesmo modo, para quem pensa na mobilidade urbana e aprecia extensas áreas para a prática de esporte ao ar livre, sua estrutura está entre as mais indicadas. A Via Verde, localizada no bairro, atrai pessoas de todas as idades.

Barra do Rio Cerro

A Barra está entre as regiões do município que mais cresceram nos últimos anos | Foto: Arquivo OCP NEWS

A Barra do Rio Cerro é o terceiro bairro mais populoso de Jaraguá do Sul, segundo o Instituto Jourdan de Planejamento. Ele teve sua origem em 1891, com a chegada dos imigrantes italianos, e está entre os bairros que apresentaram um dos maiores crescimentos dos últimos anos. Com uma economia própria, a presença de diversas indústrias e comércios contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Dentre as características mais notáveis do bairro, destaca-se a proximidade com diversos estabelecimentos que, há poucos anos, só se encontravam na região central. Com uma estrutura que facilita a rotina dos moradores locais, a Barra do Rio Cerro fica a 7 km do centro de Jaraguá do Sul.

Outra característica marcante da Barra, bastante comum a outros bairros da cidade, são os espaços destinados às atividades ao ar livre. Em toda sua extensão oferece espaços que são ideais para caminhadas, passeios de bicicleta ou simples contemplação da natureza.

Um dos principais atrativos da região, comum pela proximidade, é o Parque Malwee. Mesmo sendo particular, o espaço é aberto à comunidade desde 1978, e tornou-se uma referência turística da região, oferecendo paisagens e espaços para recreação.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP