A Guarda Municipal de São José receberá, nas próximas semanas, 128 novas pistolas semiautomáticas de calibre 9mm. O modelo escolhido, da fabricante Glock, irá renovar o armamento de todo o efetivo da corporação. O comandante Diego Molina explica que o modelo foi selecionado pelo alto desempenho em testes de confiabilidade e segurança.
Após a aquisição, que será realizada em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal, a Guarda irá oferecer treinamento de manuseio e disparo aos agentes.
“A Glock oferece maior durabilidade em relação a outras fabricantes, além de permitir maior velocidade de resposta e proteção aos agentes. Buscaremos habilitar e capacitar todo o efetivo para uso do novo calibre”, afirmou Molina.
O investimento de aproximadamente R$ 200 mil vem na sequência de ações de ampliação e fortalecimento da Guarda. Há cerca de um ano, o conjunto de investimentos em viaturas novas e armamento potente, como fuzis e carabinas, permitiu ativação da Ronda Ostensiva (Romu), um grupo de patrulhamento tático no município.
“O agente que está na linha de frente precisa estar armado e paramentado para dar resposta adequada à criminalidade. Estamos investindo na capacidade de resposta à situações de risco, bem como garantir proteção do profissional”, afirmou a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando.
Com tecnologia de ponta e atuação integrada com a Central de Videomonitoramento, a Guarda Municipal de São José possui estrutura de referência para outros municípios — na última semana, a Polícia Militar de Chapecó conheceu a central de São José.