Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Da linha férrea à Maria Fumaça: a importância do transporte sobre trilhos para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul

Foto: estacao-ferroviaria-1960-jaragua-do-sul-acervo-ocp

Por: Elissandro Sutil

25/07/2025 - 06:07

É preciso apenas um curto passeio por Jaraguá do Sul, para você perceber que a linha férrea corta diversos pontos da pacata cidade do Vale do Itapocu. Há quem ame, há quem odeie, mas este meio de transporte, com características muito próprias, faz parte da identidade de Jaraguá.

A linha férrea, que ainda hoje é utilizada para o transporte de diversos produtos como adubo, milho, soja, além de outros materiais como minério e produtos siderúrgicos, foi construída no ano de 1907.

Após sua inauguração em 1909, o município, que também utilizava o trem para passageiros, enviava seus produtos a outras regiões, principalmente para Curitiba e São Paulo.

À época, a construção ferroviária foi motivada pela crescente construção de linhas férreas em boa parte capitais do Brasil. A conclusão deste trabalho marcou um momento crucial para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul.

Em 1889, antes de ser construída, foi fundada a Cia. Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Já em 1901, a companhia obteve a concessão para a construção do ramal São Francisco do Sul por 30 anos.

Em 1905, iniciaram-se os trabalhos e o material para a construção chegava através do porto de São Francisco do Sul.

A construção da Rede Ferroviária ligando o Porto de São Francisco a Rio Negro, iniciou com a colocação dos trilhos em 1906 e terminou em 1913, integrando a região ao contexto nacional.

Foto: arquivo histórico de Jaraguá do Sul

Entre os feitos sobre este período que marcou a história de Jaraguá, merece destaque o relato do artigo “Jaraguá Faz Época”, escrito pelo pesquisador Emílio da Silva. Em seu artigo, ele menciona a chegada do trem no Distrito de Jaraguá no dia 23 de junho de 1907.

Segundo o autor, a locomotiva “Lauro Müller” era conduzida pelo maquinista Moraes e tinha como objetivo testar o peso na ponte de madeira. Chegou até a pequena estação telegráfica, local de embarque do pessoal na época, enquanto se construía a estação.

Em julho de 1909, encontravam-se construídas as estações de São Francisco (com armazém), Joinville (com armazém), Jaraguá e Hansa.

O Distrito de Hansa Humboldt (ou apenas Hansa, como era conhecido) foi uma antiga divisão territorial do município de Jaraguá do Sul, com grande importância histórica e cultural. Ele existiu como distrito oficialmente por várias décadas.


Maria Fumaça e o Natal de Jaraguá do Sul

Visita da Maria Fumaça encantou os moradores de Jaraguá do Sul Foto: PMJS

A “Maria Fumaça Iluminada” como é conhecida, é o modelo Mallet 204 fabricado em 1950. Iluminada com luzes de LED, é a única em circulação na América do Sul. Em sua primeira passagem por Jaraguá, às vésperas do Natal de 2018, a comitiva trouxe muito entusiasmo aos moradores. A visita costuma iniciar em Mafra e encerrar em Rio Negrinho. Ao todo, a Maria da Fumaça marcou presença nos anos de 2018, 2019, 2023 e 2024. No último ano percorreu mais de 1,3 mil quilômetros por cidades do Paraná e de Santa Catarina.

O evento é promovido pela empresa Rumo Logística, com apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura e da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP