O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, participou de reuniões em Jaraguá do Sul. Na tarde desta segunda-feira (9), Emerson foi recebido por oficiais no 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Mais tarde, ele se encontrou com lideranças da comunidade. A reunião contou com a presença do prefeito Jair Franzner (MDB), a presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Caroline Obenaus Cani, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Paulo Roberto Schwarz.
“Nós viemos a Jaraguá do Sul para conversar com os empresários e com as autoridades para ouvir da sociedade jaraguaense sobre as principais demandas com relação à Polícia Militar na segurança pública. Também explicar um pouquinho para eles quais são os principais projetos que a Polícia Militar tem nesse espectro de melhoria da segurança pública”, comentou o coronel.
Em entrevista ao OCP, Emerson falou sobre soluções para a falta de efetivo em Jaraguá do Sul. Segundo ele, a cidade é a mais segura do país, mas tem um problema histórico e crônico quando o assunto é a falta de policiais militares.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ele afirma que 600 novos PMs foram formados e 345 estão em uma nova turma. Além disso, há a possibilidade da contratação de policiais militares temporários.
“Com o apoio do governador Jorginho Mello, nós temos buscado soluções para essa questão. Uma das alternativas que nós temos buscado é a possibilidade de contratação de policiais militares na modalidade temporária. Eles podem ser utilizados na ampliação do efetivo, sobretudo nas grandes cidades de Santa Catarina”, destacou.
Emerson adianta que o projeto de lei já está formatado e que será encaminhado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina em um curto espaço de tempo.
Ele confirmou que, se tudo der certo, há a possibilidade da formação da primeira turma de temporários no início do próximo ano.
“Esse encontro é importante porque a classe empresarial de Jaraguá do Sul se aproxima ainda mais da segurança pública. Também buscamos entender o que está sendo feito pelo Estado e deixamos as portas abertas para ajudar no que for preciso”, frisou Caroline.
Ver essa foto no Instagram