Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vereadores querem plano de fiscalização para consultórios de optometria em Jaraguá do Sul

Foto: IA/OCP News

Por: Claudio Costa

06/06/2025 - 05:06 - Atualizada em: 06/06/2025 - 05:30

Uma indicação apresentada pelos vereadores Professor Fernando Alflen (PL) e Sirley Maria Schappo (Novo) foi aprovada na sessão desta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

A proposta solicita que o Poder Executivo elabore e implemente um plano de fiscalização nos consultórios de optometria localizados no município.

O objetivo da medida é garantir que a atuação dos profissionais e estabelecimentos de optometria ocorra de forma regular e legal, em conformidade com as normas sanitárias e profissionais vigentes.

Segundo os autores da indicação, a fiscalização se mostra essencial para proteger a saúde visual da população e assegurar que os serviços oferecidos atendam aos padrões exigidos pelos órgãos reguladores.

A optometria é uma área fundamental da saúde, com papel preventivo no diagnóstico e correção de disfunções visuais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

O optometrista, profissional qualificado da área, realiza exames de refração, avalia a saúde ocular primária e orienta o encaminhamento ao oftalmologista nos casos necessários.

Além de contribuir para a agilidade no atendimento à população, o trabalho dos optometristas ajuda a desafogar o sistema público de saúde.

No entanto, os vereadores alertam para a importância de que esses consultórios estejam adequadamente estruturados, respeitem os limites de atuação da profissão e contem com responsabilidade técnica no atendimento prestado.

Para eles, uma fiscalização periódica e rigorosa é indispensável para prevenir práticas inadequadas e promover mais segurança e qualidade nos serviços prestados à população jaraguaense.

Os parlamentares pedem atenção do Poder Executivo e da Secretaria Municipal de Saúde para a viabilização dessa ação fiscalizatória no município.

A indicação segue agora para o Executivo para análise.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.