Ele ama comer doces e jogar canastra é seu passatempo preferido. Perto de completar 96 anos de idade, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Roland Harold Dornbusch, hoje viúvo, reside desde 2019 no Lar das Flores, onde é muito bem assistido e acompanhado por duas cuidadoras, além de receber constantemente a visita de sua filha, a odontopediatra aposentada, Marilze Yeda Dornbusch Marquardt. Embora esteja bem de saúde, a sua memória já sente os efeitos naturais do tempo.
A rotina no Lar das Flores começa às oito da manhã, horário em que é servido o café. Em seguida, o Sr. Roland costuma jogar seu baralho. Às 11h30 é o almoço, seguido de um descanso. Depois eles têm o lanche e mais tarde o jantar. “Aqui é tudo muito organizado, o cardápio é montado por nutricionista”, observa Marilze. “E eles podem sair, o portão está aberto, não é uma prisão. Por exemplo, se eu quiser pegar o pai e levar para almoçar em algum outro lugar, ou se quiser viajar, passar o Natal fora, tudo isso é permitido”, completa.
Duas vezes por semana, ele é levado para fazer fisioterapia. Já no caso de consultas, geralmente o médico vem até o Lar das Flores para atendê-lo, por uma questão de comodidade.
Jaraguaense nato
Roland Harold Dornbusch nasceu em 15 de setembro de 1929, em Jaraguá do Sul, filho de Oscar Adolfo Gustavo e de Aurélia Henschel. Casou-se com Máxima Zelinda, que foi sua companheira por mais de sete décadas e faleceu em dezembro de 2018, aos 93 anos, quando estavam prestes a comemorar 72 anos de casados. Juntos eles tiveram os filhos Edson, Marilze, Gerson (in memoriam), Udelson e Roberson.

Fotografias que estão em seu quarto no Lar das Flores; à direita, uma foto sua com a esposa Máxima Zelinda, quando completaram 50 anos de casados | Foto: Fábio Junkes
Os primeiros anos de escola de Roland foram no Colégio Abdon Batista. Mais tarde fez o curso de Técnico em Contabilidade, em Joinville. Em 1948, foi candidato ao cargo de vereador de Jaraguá do Sul, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e obteve a 1ª suplência. Em 1958, concorreu a uma vaga no Legislativo catarinense, quando obteve 1.126 votos. Ficou na 4ª suplência e não foi convocado.
Em 1960, por uma diferença de apenas 20 votos, foi eleito prefeito de Jaraguá do Sul, cargo que ocupou de 1961 a 1966. Em segundo lugar, ficou seu primo João Lúcio da Costa. Durante sua gestão, fundou diversas entidades, entre elas, o Lions Club e o Clube de Escoteiros Jacoritaba (do qual foi o primeiro presidente).
Como prefeito de Jaraguá do Sul, Roland investiu na construção de estradas, calçou ruas e possibilitou a ligação da cidade a diversos municípios. Entre os destaques de sua administração estão as construções do Mercado Municipal e da ponte de concreto Abdon Batista.
Em nova disputa à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 1966, concorreu pela Aliança Renovadora Nacional (Arena). Ficou suplente, com 4.633 votos, mas não chegou a ser convocado.
Roland foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido pelo qual foi eleito deputado estadual, com 13.469 votos. Ocupou o cargo entre 1975 e 1979 e foi 3º secretário da Mesa Diretora da Alesc, nos anos de 1977 e 1978. Nas eleições de 1978, tentou a reeleição pelo mesmo partido. Conseguiu 11.722 votos e ficou na posição de 2o suplente, porém, não foi convocado para assumir o mandato.
Em 1982, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), foi eleito com 23.301 votos, ocupando novamente o cargo de deputado estadual entre 1983-1987. Foi 1º vice-presidente da Assembleia nos anos de 1985 e 1986.
“O pai jogou muita sinuca com o (hoje senador pelo PP) Esperidião Amin. Sempre gostou muito do Esperidião”, conta Marilze.

A filha Marilze ao lado pai Roland | Foto: Fábio Junkes
Atuação como empresário
Antes de entrar para a política, Roland tinha um engenho de arroz e, ao lado de outros empresários do ramo, como Urbano Franzner e Wolfgang Weege, que na época também possuía engenho, fundou o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz), tendo sido seu primeiro presidente. Em 2025, o sindicato completou 50 anos de atividades e promoveu um evento comemorativo na cidade de Içara, com a presença de autoridades, associados e ex-presidentes. Marilze representou o pai na ocasião e recebeu um troféu em seu nome.
Homenageado com nome em escola
Em Jaraguá do Sul existe uma escola estadual que homenageia o Sr. Roland. Trata-se da Escola de Educação Básica Roland Harold Dornbusch, localizada no bairro Barra do Rio Molha.
Criada em 15 de março de 1962 como Escola Reunida, a unidade foi transformada em Grupo Escolar em 1965. Em 1971, passou a ser Escola Básica e, em 1985, ampliou o atendimento também para turmas de 2º grau (ensino médio), transformando-se em Colégio Estadual. Foi batizada com o nome do ex-prefeito no ano de 2000.

Foto: Divulgação