Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Guaramirim e Fiesc iniciam projeto Escola em Tempo Integral

Divulgação/Fiesc

Por: Pedro Leal

23/05/2025 - 18:05 - Atualizada em: 23/05/2025 - 18:41

O projeto Escola em Tempo Integral, uma iniciativa da Fiesc por meio do SENAI e SESI, iniciou nesta semana a primeira turma em parceria com a Prefeitura de Guaramirim.

Cerca de 100 estudantes do quinto ano do ensino fundamental de duas escolas e uma creche passam a ter atividades no contraturno, com foco no desenvolvimento de habilidades e no reforço em disciplinas como matemática e português. Eles também terão atividades ligadas à criatividade, ciência e bem-estar.

Para a secretária de Educação do município, Jeanine de Paula, a parceria com o SENAI e SESI amplia as possibilidades de um ensino de muito mais qualidade. “Temos uma ótima estrutura nas nossas escolas, professores capacitados, mas com este projeto podemos melhorar ainda mais as condições aos estudantes além do turno, oferecendo possibilidades de aprendizado em áreas que vão ajudá-los mais tarde no seu desenvolvimento profissional”, explica Jeanine.

Conforme a secretária, nesta primeira fase, o projeto contemplará as Escolas de Ensino Fundamental Padre Mathias, no bairro Caixa D’ Água, e Professora Isabel Lilia Rosa de Souza, no bairro Bananal do Sul. Além das escolas de ensino regular, o programa também beneficiará crianças do Centro de Educação Infantil Joanir da Silva, localizado no bairro Corticeira. O município conta com 25 unidades escolares e, segundo Jeanine, a expectativa é ampliar a oferta de atividades da Escola em Tempo Integral para mais alunos em 2026.

O vice-presidente regional da Fiesc, Célio Bayer, e a gerente executiva regional do SENAI e SESI, Daren Basso de Souza, também ressaltaram a iniciativa por seu alcance social. “Guaramirim é uma das regiões que mais se desenvolvem e, para um crescimento econômico com sustentabilidade, é muito importante que o município conte com pessoas mais bem preparadas para atender as demandas de setores da indústria e do comércio”, assinalou Célio Bayer. “O projeto estimula nos jovens a buscarem habilidades e conhecimento em áreas de formação para a vida, ajudando a definir melhor suas escolhas, desenvolvendo a empatia e os relacionamentos que ajudarão no futuro”, completa Daren.

Os amigos Yago Gabriel Tonial e Guilherme Brito Costa, que estudam juntos na Escola Padre Mathias, não escondiam a ansiedade diante da chance de “aprender coisas diferentes”. “Gostei muito quando os professores falaram destas aulas, já fiz um robô na minha casa e com aulas de programação vou poder fazer outras coisas”, disse Yago, contente com a chance de saber mais sobre robótica. Guilherme também está animado, mas disse que as aulas de informática serão uma novidade para ele, que espera a ajuda do colega para saber ainda mais.

 

Guaramirim é a segunda cidade da região a contar com o programa Escola em Tempo Integral. Em Jaraguá, a iniciativa teve início em 2024 e neste ano foi ampliada, alcançando mais de 600 alunos de 28 escolas, oferecendo no contraturno escolar oficinas que abrangem áreas como robótica, ciências, comunicação, matemática, entre outras. O projeto proporciona um ensino inovador, preparando os alunos para desafios futuros e incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, e promovendo o aprendizado colaborativo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).