Após o fim da Superliga Feminina, Franciane Richter não renovou contrato com o Pinheiros e decidiu encarar um novo desafio fora do Brasil ao acertar com uma equipe da Hungria, que terá o nome revelado em breve.
A guaramirense de 27 anos fechou acordo de uma temporada e viaja em agosto para o país europeu, onde jogará a Liga Húngara e o Challenge Cup, que é um campeonato europeu de clubes.
Essa será a terceira experiência da oposta de 1,84m no Exterior, porém, a primeira temporada inteira. Em 2017, fez a transição da areia para quadra em Portugal, e, no ano de 2023, jogou apenas três meses na Indonésia.
“Já faz tempo que recebo propostas e tinha desejo de ir para fora, mas ainda queria cumprir alguns objetivos e aparecer um pouco mais no Brasil. Senti que agora era hora de ir e me sinto pronta. Acredito que essa experiência vai ser boa para minha carreira pela liga e meu time ser forte”, afirmou.
Apesar do amargo primeiro rebaixamento do Pinheiros na Superliga, Fran foi um dos destaques da tradicional equipe paulista na temporada, anotando um total de 263 pontos.
“Evoluí muito na temporada e vou sentir muita falta do Pinheiros. Todos me acolheram muito bem e gostaria de renovar, mas preciso pensar na minha carreira e em evolução. Acho que o momento agora é ir para fora e ter essa experiência internacional, mas com certeza pretendo voltar um dia”, finalizou.

Fran em ação pelo Pinheiros | Foto: Reprodução/Instagram
História no voleibol
Franciane Richter iniciou no vôlei de quadra, com apenas 7 anos de idade, em uma escola de Guaramirim. Depois de se destacar pela base de Jaraguá do Sul, Joaçaba e Blumenau, ela migrou para o vôlei de praia em 2013.
Na areia, conquistou títulos por Balneário Camboriú, Itapema e Maringá (PR), grandes polos da modalidade em Santa Catarina e Paraná, e foi eleita pela Federação Catarinense como atleta destaque da categoria Sub-21, com apenas 18 anos na época.
Após uma rápida passagem por Portugal, Fran voltou ao Brasil e para o vôlei de quadra, em 2018. De lá pra cá, vestiu a camisa de Valinhos, Sesi Bauru, Maringá e Pinheiros na Superliga, além de uma experiência no Popsivo Polwan, da Indonésia.