A taxa de desaprovação da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 54%, segundo a nova rodada da pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Instituto Ipespe e divulgada na quarta-feira (21).
As informações são do portal Infomoney.
A aprovação do governo é de 40%, uma oscilação de um ponto percentual para baixo em relação ao levantamento anterior, feito em março. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todo o país, entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,45%.
O pessimismo se manteve quanto à percepção dos entrevistados sobre o futuro da gestão Lula. Para 44%, o governo deve piorar nos próximos meses. Já 39% acreditam em melhora, enquanto 16% esperam que a situação permaneça igual. Outros 1% não souberam opinar.
Sobre as notícias recentes sobre o governo, 45% consideram que as reportagens foram desfavoráveis à gestão; 28% as consideraram neutras e apenas 19% as viram como favoráveis. O percentual de entrevistados que não souberam responder foi de 8%.
Entre os assuntos mais lembrados de forma espontânea, o esquema de fraudes no INSS foi citado por 30% dos entrevistados. Também ganharam destaque a viagem de Lula à China (11%) e declarações recentes da primeira-dama Janja Lula da Silva (3%).