O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra Margareth Menezes, da Cultura, entregam nesta terça-feira a OMC (Ordem do Mérito Cultural), a principal honraria do setor cultural no País, para um total de 41 artistas e produtores.
Na lista de agraciados estão personalidades como a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, Xuxa Meneghel, Chitãozinho e Xororó, Alceu Valença e Fernanda Torres.
As informações são do Estado de São Paulo.
Janja receberá a honraria no grau de Grã-Cruz, o maior de três graus, por “estar engajada na promoção da cultura e da participação popular”, de acordo com o Ministério da Cultura. A pasta definiu a primeira-dama como uma “socióloga com atuação em causas sociais, direito das mulheres e combate à fome”.
A honraria estava suspensa desde 2019, e foi estabelecida em 1991 – mas a primeira vez em que foi entregue foi em 1996.
O intuito da premiação é condecorar personalidades, órgãos e entidades que tenham se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.
No total, 112 pessoas e 14 instituições receberão a OMC neste ano. Conforme o Ministério da Cultura, as indicações abrangeram segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicionais e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.
Entre os condecorados estão Alceu Valença, Alcione, Aldir Blanc (in memoriam), Arlindo Cruz, Fernanda Torres, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Marcelo Rubens Paiva, Xuxa Meneghel, Marília Mendonça (in memoriam), Ney Matogrosso, Paulo Gustavo (in memoriam) e Walter Salles.
A honraria não será a primeira recebida por Janja. Em novembro de 2023, a primeira-dama recebeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco. A condecoração é concedida pelo governo federal a pessoas físicas ou jurídicas por “serviços meritórios e virtudes cívicas” que contribuem para a honra da nação.