Um idoso argentino, identificado como José María, de mais de 60 anos, está desaparecido desde a manhã do dia 15 de maio em Florianópolis. Segundo o Consulado da Argentina, ele chegou ao Brasil no dia 3 de maio para visitar um amigo no bairro Pântano do Sul e vinha se locomovendo pela cidade utilizando transporte público, apresentando seu Documento Nacional de Identidade (DNI) para garantir o benefício de gratuidade para maiores de 60 anos.
De acordo com o relato do amigo, na manhã do desaparecimento, José María saiu para um passeio por volta das 10h, vestindo bermuda, camisa e chinelos, e levando consigo seu DNI e celular. Ele teria informado que retornaria para o almoço, mas não voltou à residência.
Nesta sexta-feira (19), imagens de uma câmera de segurança, analisadas pela Polícia Militar (SOS Desaparecidos) e confirmadas pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), mostram o idoso se dirigindo à entrada da trilha da Lagoinha do Leste. Além disso, uma testemunha relatou ter avistado José María na mesma trilha, reforçando a hipótese de que ele possa ter se perdido na área.
Diante dessas informações, o CBMSC mobilizou uma equipe especializada para as buscas, incluindo:
- Grupo de Busca e Salvamento (GBS): 3 militares, 1 viatura 4×4 e 1 motoaquática.
- Batalhão de Operações Aéreas (BOA): 3 militares com apoio da aeronave Arcanjo 01.
- Equipe Cinotécnica: 1 militar com a cadela Ilha, treinada para operações de busca e resgate.
O CBMSC informou que seguirá atualizando as informações à medida que novos dados sobre o caso surgirem.