A qualidade da água tratada que chega às residências no Centro de Massaranduba tem causado preocupação entre os moradores.
O problema foi denunciado pelo vereador Edomar Klagenberg (PL), que protocolou o requerimento número 14/2025, aprovado pela Câmara de Vereadores de Massaranduba no nesta semana.
No documento, o parlamentar solicita informações ao Executivo sobre a falta de água e a qualidade do fornecimento no município, além de questionar se são realizados testes contínuos para monitorar a qualidade da água.
Em entrevista ao OCP, Edomar explicou as dificuldades enfrentadas por alguns bairros,
“O que acontece é que nós não temos uma estrutura adequada para o fornecimento de água em Massaranduba. Em alguns bairros, os moradores estão pagando vento. Tem gente pagando R$ 200, R$ 220 de água sabendo que não usa. Se não falta água, ela vem com essa qualidade”, frisou .
Recentemente, o vereador visitou uma residência e constou o problema da água com barro.
“No sábado, estive com o pessoal da Águas de Massaranduba e eles disseram que o problema são residências que têm poço. Eles afirmaram que a água vai para o poço e volta. Eu falei: “tudo bem, nessa rua tudo bem. Mas e a outra rua que tem do lado? Ela também tem poço? Não estou aqui para julgar o prefeito ou a empresa, mas quero que eles resolvam o problema dos munícipes. É a minha maior preocupação”, relatou.
Um dos moradores afetados, o jardineiro Adriano Lichtenberg, também falou ao OCP e apresentou provas da má qualidade da água, com amostras recolhidas em sua casa.
Ele reside na rua Oswaldo Maier, no Centro, nas proximidades da delegacia.
“Estamos com problema de água já há mais de 30 dias. Tenho tudo como provar no celular, com filmagem, mais de 20 vídeos mostrando isso. Levei o problema para um vereador. Ele veio, visitou, conferiu que a água está chegando suja, parecendo barro. Até entreguei na sessão três amostras: de sexta, sábado e desta segunda, com três tonalidades diferentes de água. Não estamos podendo usar a água, não só na minha casa, mas em várias casas vizinhas”, lamentou.
Adriano contou ainda que a equipe responsável pelo tratamento da água já esteve no local, mas até o momento nenhuma solução foi apresentada.
“Eles já vieram ver, mas ninguém resolveu nada. Essa água nem para puxar descarga dá. Não tem condições de usar. Todos os vereadores receberam as amostras e é só chacoalhar a garrafinha para ver o barro que decanta no fundo. Nossa situação está sem explicação”, destaca.
“Hoje, consegui encher minha caixa d’água, mas não temos condições de lavar roupa, pois a água está imprópria. Talvez tenhamos que pedir para alguém lavar para gente”, completou.