Um ato simbólico marcou a manhã desta quinta-feira (15) na região do Vale do Itapocu. Guaramirim consolidou uma parceria com a companhia Águas de Schroeder, que vai auxiliar no abastecimento de água da cidade. O ato aconteceu na rua Guaramirim, limite entre os dois municípios, no bairro Amizade.
A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre os municípios de Guaramirim e Schroeder, que garante o fornecimento de água tratada para cerca de 1.700 moradores da região.
- Ato simbólico marca início do fornecimento de água de Jaraguá do Sul para bairro de Guaramirim
- Foca rara do gelo antártico aparece em praia de SC
A cerimônia simbólica de abertura contou com a presença dos prefeitos Adriano Zimmermann (Guaramirim) e Jair Bridaroli (Schroeder), além do prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, do vice-prefeito João Pereira e do presidente do Samae de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell.
Pelo convênio, a Águas de Schroeder vai fornecer a água ao custo de R$ 3,32 por metro cúbico. O contrato tem validade inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis.
Novo abastecimento

Foto: Fábio Junkes/OCP News
A estrutura implantada inclui uma adutora com 150 mm de diâmetro e 1.750 metros de extensão, construída com investimento de R$ 160 mil. A tubulação parte da rua Erich Froehner, em frente à Escola de Educação Básica Professora Elisa Cláudio de Aguiar, e segue até a Rua Guaramirim, na divisa entre os municípios.
O sistema conta ainda com conexões, registros, macromedidor e tubo de pitot, permitindo o monitoramento preciso do volume de água fornecido. Para garantir o abastecimento nas áreas mais altas ou distantes do bairro, a Prefeitura de Guaramirim instalou um booster na divisa, que reforça a pressão da rede. Estima-se que estão sendo fornecidos entre 5 e 8 litros de água por segundo para atender à demanda local.
A ação integra um conjunto de medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura de Guaramirim para enfrentar a crise no abastecimento de água. Segundo o prefeito Adriano Zimmermann, o município irá licitar a locação definitiva da ETA móvel, garantindo a permanência da estrutura mesmo após o fim do decreto de emergência. Além disso, a Prefeitura avança no planejamento da construção de uma nova Estação de Tratamento de Água na região do reservatório R3.
“Os convênios com Jaraguá do Sul e Schroeder, além da ETA móvel, estão nos ajudando a suprir o déficit da Águas de Guaramirim e a construir soluções de médio e longo prazo para todo o município”, destaca Zimmermann.
O prefeito de Schroeder, Jair Bridaroli, ressaltou a importância da cooperação regional. “Vamos fornecer uma quantidade pequena da nossa água, mas já é uma grande satisfação poder ajudar essas pessoas com um recurso tão essencial”, afirmou.
A fatura dos consumidores do bairro Vila Amizade, agora abastecido pela Águas de Schroeder, não sofrerá alterações.
- Foto: Fábio Junkes/OCP News
- Foto: Fábio Junkes/OCP News