Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Vereador de Jaraguá do Sul propõe fim do uso das palavras “grátis” e “gratuito” em serviços e eventos públicos

Foto: CVJS/Divulgação

Por: Claudio Costa

15/05/2025 - 13:05 - Atualizada em: 15/05/2025 - 13:31

O vereador Rodrigo Livramento (NOVO) protocolou na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul o Projeto de Lei nº 121/2025, que pretende proibir o uso das expressões “grátis”, “gratuito” e equivalentes na divulgação de serviços públicos ou eventos financiados com recursos públicos no município.

Além disso, o projeto determina a obrigatoriedade de identificação clara dos gastos envolvidos nas ações promovidas pela administração pública.

O texto do projeto estabelece que todo material publicitário, seja em mídias digitais, cartazes, faixas ou anúncios em veículos de comunicação, deve informar de forma clara e acessível que a atividade é custeada com recursos oriundos dos tributos pagos pela população.

Também prevê a divulgação do valor gasto ou, caso não seja possível, a estimativa do custo da atividade.

Segundo o vereador, a proposta visa promover mais transparência e responsabilidade fiscal na comunicação pública, corrigindo uma prática que pode induzir o cidadão ao erro.

Para Livramento, além de trazer maior clareza sobre os custos, a iniciativa reforça o papel do cidadão como financiador do serviço público e fortalece a prestação de contas do poder público, alinhando-se a legislações federais que garantem o direito à informação e a responsabilidade fiscal.

“A iniciativa está alinhada com os princípios da administração pública, a moralidade, a publicidade e a eficiência. É muito comum o poder público usar as expressões grátis e gratuito, quando não há nada grátis. Isso, na verdade, enfraquece a cultura fiscal do pagador de impostos que sustenta esse sistema. Infelizmente, isso induz as pessoas a uma coisa que não é realidade. O leite não vem da geladeira, ele vem de algum lugar. E o dinheiro para esses eventos não vem do poder público, mas do pagador de impostos”, frisa Livramento.

O projeto ressalta que a medida não se aplica a comunicações internas ou operacionais sem caráter publicitário.

A expectativa do vereador é que, com a aprovação da lei, Jaraguá do Sul dê um passo importante rumo a uma administração pública mais ética, transparente e atenta aos interesses da população.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.