Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nascemos ricos – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

16/05/2025 - 08:05

Uma boa desculpa justifica tudo? Quando temos medo de realizar alguma coisa achamos incontáveis desculpas para não fazê-la, evitá-la. E a coisa passa batida, ficamos em paz, afinal, temos razões que nos justificam o não ter, não conseguir, não ser, porém… Como dizia Monteiro Lobato, escritor brasileiro (1882/1948) – “O brasileiro chora misérias sem se dar conta de que está sentado sobre um pote de ouro”. Uma frase histórica, tão verdadeira quanto o sol lá em cima… Lobato falava das terras brasileiras, nós temos em nosso solo tudo de que o “mundo” precisa lá fora e nós não precisamos porque já temos aqui, em nossa casa. Claro que o brasileiro minguado vota errado, não se alinha na frente de combate pelo bem, vota nos “companheiros”, nos iguais… E muitos se justificam no atoleiro em que vivem dizendo que estudaram pouco, que não podem fazer uma faculdade, aquelas lorotas que não justificam o atoleiro. Outros dizem que não têm talento, não tem jeito, não tem isso, não tem aquilo… Tudo desculpa esfarrapada. Toda sabedoria de que precisamos para tudo na vida já está conosco desde o nascimento. Consciência e vontade abrem todas as portas, sem essa de não tenho estudos, não tenho dinheiro, não tenho sorte, nunca deu certo, isso e aquilo, lorotas, não mais. A história humana conta que civilizações milenares, absolutamente nada comparáveis às nossas, as das tecnologias e sofisticações de hoje, foram mais longe que nós. Os caras tinham conhecimentos, saberes, intuições de nos fazer corar. Mas como, vivendo naqueles tempos? Como já disse, ao nascermos trazemos dentro de nós tudo de que vamos precisar para ser e crescer. Claro que há os impedimentos “de fábrica”, explicáveis, mas fora deles tudo está em estado potencial dentro de nós. Então, nada justifica pessoas em qualquer tipo de atoleiro, a começar pelo financeiro. A danação é que muitíssimos dos humanos só aprendem lições da vida depois de um trauma severo, até então vivem ou viviam de desculpas. O trauma os faz acordar, descobrir-se e realizar-se. Fique claro, tudo depende de nós, tudo. Claro que é preciso se mexer, parado barco não ganha frete, acreditar num propósito, esquecer as dificuldades e lutar já com a bandeira da vitória hasteada. Ainda que seja uma possibilidade de todos, infelizmente, é para poucos essa vitória… Frouxos, acordem!

MULHERES

Fico extremamente irritado com este tipo de manchete: – “Mulher assassinada pelo marido em Santos – SP – tinha whatsapp monitorado por ele e liberdade restrita”. Treze anos de casamento. A mulher foi morta pela insegurança do fracassado, não aceitava que a mulher tivesse a vida dela e fosse financeiramente independente. Mas o que me irrita é ela não ter caído fora desse relacionamento no primeiro franzir de sobrancelha desse “pinto-caído” covarde. Revolução, mulheres.

DINHEIRO

Não lembro se já falei disso aqui, mas nunca é demais. Estava, mais uma vez, passando os olhos sobre a lista dos 15 maiores bilionários do mundo empresarial. Nenhum deles com diploma universitário na parede. Quem é que não sabe que para ganhar dinheiro não é preciso diploma? Quem não sabe? Os molengas, os medrosos, os “desculpistas”, os que empurram para amanhã o que deviam começar hoje. Um propósito, um plano, disciplina e ações sem parar, pronto: sucesso…

FALTA DIZER

Professores ganhando uma merreca, e em torno de 90% dos brasileiros ganhando até R$ 3.500,00, todavia, o treinador da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, chega ganhando cinco milhões, mansão para morar, carro blindado, seguranças e avião particular para viajar à Itália quando quiser… Um tapa na cara dos trabalhadores brasileiros.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.