Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul recebe o Curso Nacional de Formação de Treinadores de Esgrima

Foto: Divulgação/CBE

Por: Lucas Pavin

13/05/2025 - 17:05 - Atualizada em: 13/05/2025 - 17:35

Esporte presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, a esgrima aponta suas espadas, floretes e sabres para Jaraguá do Sul. Entre os dias 1º e 3 de agosto, a cidade do norte de Santa Catarina sediará a etapa presencial do Curso de Formação de Treinadores(as) de Esgrima – Nível I.

Promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), em parceria com o Instituto Brasileiro de Esgrima (IBE), a iniciativa representa mais um passo no processo de interiorização da esgrima no Brasil e reforça o compromisso da CBE com a formação de base e a ampliação do acesso à modalidade em todas as regiões do país.

A atividade será realizada presencialmente nas dependências do Colégio Marista São Luís e marca o encerramento de um curso de abrangência nacional e formato híbrido. A etapa catarinense será conduzida pelo Mestre D’Armas Eduardo Nunes, do Grêmio Náutico União (RS), referência na formação de atletas no sul do país.

Voltado para profissionais e estudantes de Educação Física, além de atletas e ex-atletas da modalidade, o curso tem como objetivo capacitar novos técnicos para atuarem na iniciação esportiva da esgrima olímpica em escolas, projetos sociais e clubes.

Durante os três dias de atividades práticas, os participantes terão contato com os fundamentos técnicos da esgrima nas três armas (florete, espada e sabre), além de estratégias para aulas coletivas, jogos educativos e noções básicas de organização de competições. Uma avaliação prática, obrigatória para a certificação, será realizada na tarde do último dia, 3 de agosto.

Com carga horária total de 45 horas, o curso tem início em junho com aulas online síncronas e assíncronas. A turma de Jaraguá do Sul contará com até 30 participantes, sendo desejável que ao menos 50% das vagas sejam preenchidas por mulheres, como parte do esforço institucional de promoção da equidade de gênero no esporte.

O investimento financeiro para participação no curso é de R$ 200, valor único a ser pago após a confirmação da inscrição, que já pode ser feito pelo link: https://bit.ly/CTENI_2_2025.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.