Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Masterplan 2050: Guaramirim cria plano estratégico para orientar o desenvolvimento do município

Apresentação do projeto ocorreu no auditório da Aciag | Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

17/05/2025 - 06:05

Guaramirim deu o primeiro passo em direção a um futuro mais ordenado na noite desta quinta-feira (15), quando foi apresentado oficialmente, no auditório da Associação Empresarial do município (Aciag), o Masterplan 2050, um plano estratégico que vai guiar o desenvolvimento da cidade nas próximas duas ou três décadas.

O designer industrial Guto Índio da Costa, representante da Indio da Costa A.U.D.T., empresa com sede no Rio de Janeiro e uma das mais prestigiadas do Brasil, explica que o principal objetivo do plano é encontrar soluções integradas para que Guaramirim cresça de forma ordenada e sustentável, considerando pontos essenciais como qualidade de vida, habitação, mobilidade urbana, uso do solo e preservação de áreas verdes.

Guto, que projetou a nova orla de Balneário Camboriú, observa que, atualmente, Guaramirim possui áreas de infraestrutura pouco desenvolvidas e espaços públicos que necessitam de atratividade e adequação. “É uma estrutura que não está à altura de cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul e Joinville”, compara, completando que o município é privilegiado em termos de vegetação e relevo, o que abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento.

Guto Índio da Costa destacou que o município é privilegiado em termos de vegetação e relevo, o que abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento | Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Local

A elaboração do Masterplan 2050 é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Local (ADL). O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Guaramirim, da Aciag e de patrocinadores locais. O prefeito Adriano Zimmermann destacou a importância da participação da ADL nesse processo, afirmando que isso é “uma garantia de continuidade, já que um mandato termina em quatro anos e muitos dos projetos que estão sendo pensados agora são de longo prazo”. Segundo Zimmermann, o envolvimento da sociedade civil organizada é uma garantia de que o que está sendo planejado seja, de fato, executado.

Objetivos e resultados esperados

  • Identificar vocações naturais, explorando possíveis vetores de crescimento que possam reestruturar a área urbana de Guaramirim, potencializando oportunidades;
  • Criar uma visão de futuro compartilhada, com base em um projeto de posicionamento estratégico voltado para o crescimento sustentável, ampliando a competitividade do município e a qualidade de vida dos seus moradores;
  • Requalificar o espaço urbano, transformando-o em um ambiente seguro, inclusivo e sustentável, impulsionando a economia local.

Próximos passos

Nos próximos 10 meses serão realizadas reuniões com a Prefeitura de Guaramirim e secretarias municipais; sobrevoos para mapeamento de áreas estratégicas; visitas técnicas a bairros e regiões de interesse urbano; e encontros com empresários, instituições locais e representantes da sociedade civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.