Guaramirim deu o primeiro passo em direção a um futuro mais ordenado na noite desta quinta-feira (15), quando foi apresentado oficialmente, no auditório da Associação Empresarial do município (Aciag), o Masterplan 2050, um plano estratégico que vai guiar o desenvolvimento da cidade nas próximas duas ou três décadas.
O designer industrial Guto Índio da Costa, representante da Indio da Costa A.U.D.T., empresa com sede no Rio de Janeiro e uma das mais prestigiadas do Brasil, explica que o principal objetivo do plano é encontrar soluções integradas para que Guaramirim cresça de forma ordenada e sustentável, considerando pontos essenciais como qualidade de vida, habitação, mobilidade urbana, uso do solo e preservação de áreas verdes.
Guto, que projetou a nova orla de Balneário Camboriú, observa que, atualmente, Guaramirim possui áreas de infraestrutura pouco desenvolvidas e espaços públicos que necessitam de atratividade e adequação. “É uma estrutura que não está à altura de cidades vizinhas, como Jaraguá do Sul e Joinville”, compara, completando que o município é privilegiado em termos de vegetação e relevo, o que abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento.

Guto Índio da Costa destacou que o município é privilegiado em termos de vegetação e relevo, o que abre inúmeras possibilidades de desenvolvimento | Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação
Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Local
A elaboração do Masterplan 2050 é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Local (ADL). O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Guaramirim, da Aciag e de patrocinadores locais. O prefeito Adriano Zimmermann destacou a importância da participação da ADL nesse processo, afirmando que isso é “uma garantia de continuidade, já que um mandato termina em quatro anos e muitos dos projetos que estão sendo pensados agora são de longo prazo”. Segundo Zimmermann, o envolvimento da sociedade civil organizada é uma garantia de que o que está sendo planejado seja, de fato, executado.
Objetivos e resultados esperados
- Identificar vocações naturais, explorando possíveis vetores de crescimento que possam reestruturar a área urbana de Guaramirim, potencializando oportunidades;
- Criar uma visão de futuro compartilhada, com base em um projeto de posicionamento estratégico voltado para o crescimento sustentável, ampliando a competitividade do município e a qualidade de vida dos seus moradores;
- Requalificar o espaço urbano, transformando-o em um ambiente seguro, inclusivo e sustentável, impulsionando a economia local.
Próximos passos
Nos próximos 10 meses serão realizadas reuniões com a Prefeitura de Guaramirim e secretarias municipais; sobrevoos para mapeamento de áreas estratégicas; visitas técnicas a bairros e regiões de interesse urbano; e encontros com empresários, instituições locais e representantes da sociedade civil.