Evento no sábado (10), em Jaraguá do Sul, celebrou os 80 anos do Dia da Vitória – que marcou o término da 2ª Guerra Mundial na Europa. A data foi marcada por uma solenidade em frente ao Memorial na Praça do Expedicionário, na Avenida Getúlio Vargas.
- Corpo de Santa é exposto após mais de um século
- Cinco sinais simples ajudam a identificar câncer de pele
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) foi responsável pela organização do evento que contou com a presença de familiares dos pracinhas que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o conflito, além de autoridades e representantes da 12ª Regional da Polícia Militar e do 14º Batalhão da Policia Militar de Jaraguá do Sul, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville e da banda do 62 BI, Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e da Associação dos Amigos do Museu da Paz (AMMPAZ).
Foi a primeira cerimônia do Dia da Vitória, sem a presença de pracinhas jaraguaenses, pois todos já faleceram.
Foto: PMJS/Divulgação
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito João Pereira, enfatizou a importância de preservar o legado dos ex-combatentes. “Para que não esqueçamos esse período marcante da história mundial, no qual os pracinhas brasileiros tiveram atuação destacada. Em muitos aspectos, eles foram verdadeiros heróis”, disse.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser, também destacou a importância do reconhecimento aos pracinhas brasileiros. “Ao celebrarmos o Dia da Vitória, rendemos homenagens a todos os veteranos que, com bravura e coragem, lutaram para que vivêssemos em liberdade. Preservar a memória desses heróis é mais do que um gesto de gratidão, é um compromisso com a paz”, destacou.
Para a chefe dos museus municipais e uma das organizadoras do evento, Ivana Cavalcanti, foi um momento emocionante. “É extremamente necessário homenagear todos os veteranos que lutaram pelo ideal de liberdade e paz. Muitos deles perderam suas vidas em solo estrangeiro, e os que retornaram carregaram a dor da guerra impregnada em seus corpos e suas almas. Que suas histórias e sacrifícios nos inspirem a construir um futuro sem guerras, onde a liberdade, paridade social e a harmonia prevaleçam”, enfatizou.
- Foto: PMJS/Divulgação
- Foto: PMJS/Divulgação
O fim da Segunda Guerra
Iniciada em 1939, a guerra se estendeu por seis anos, resultando na morte de mais de 80 milhões de pessoas. A rendição incondicional da Alemanha Nazista aos Aliados ocorreu em 8 de maio de 1945, marcando o fim oficial dos combates na Europa. Essa data também serve para relembrar a participação da Força Expedicionária Brasileira, que lutou ao lado dos Aliados durante a Guerra e contribuiu para a vitória final.
Anualmente, países ao redor do mundo celebram essa data como o “Dia da Vitória”, um momento de homenagem ao esforço político e militar que pôs fim aos combates no continente europeu.