Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Inaugurada a restauração do casarão histórico da EMEB Ricieri Marcatto

Fotos: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

12/05/2025 - 16:05 - Atualizada em: 12/05/2025 - 16:31

A restauração e reforma do casarão histórico da Escola Municipal de Educação Básica Ricieri Marcatto, no Bairro Rio Cerro I, em Jaraguá do Sul, foram oficialmente inauguradas na manhã desta segunda-feira (12). O imóvel, construído em 1908, vai abrigar a biblioteca, uma sala de aula, um laboratório multiuso e a sala dos professores.

O investimento da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, soma R$ 824.032,03. As obras iniciaram em novembro de 2023 e foram concluídas em novembro de 2024. A execução do trabalho ficou sob responsabilidade da R.S.A. Planejamento & Construção, com fiscalização do engenheiro civil Maurício Ranghetti. O arquiteto e urbanista Aderbal Rodrigo Castellan Lopes foi responsável pelo planejamento do projeto.

O imóvel, construído em 1908, vai abrigar a biblioteca, uma sala de aula, um laboratório multiuso e a sala dos professores | Foto: Fábio Junkes

Patrimônio cultural de Jaraguá do Sul

Por se tratar de uma edificação de cunho histórico, considerada patrimônio cultural de Jaraguá do Sul, as intervenções foram cuidadosamente pensadas, visando preservar a originalidade da construção. As obras incluíram reparos na cobertura e nas instalações elétricas, além de outras melhorias necessárias à segurança dos alunos e servidores. Na área externa, o projeto incluiu elementos modernos que complementaram a arquitetura do prédio.

“Hoje nós celebramos a restauração de um prédio com mais de 100 anos. E isso nos mostra que há mais de um século as famílias já tinham a educação como prioridade. Esse prédio é um símbolo do quanto o conhecimento foi e é importante para a nossa comunidade”, declarou o prefeito Jair Franzner, destacando que o comprometimento e valorização do ensino faz parte da história de Jaraguá do Sul.

Prédio foi construído há 117 anos

A Escola Ricieri Marcatto, construída há 117 anos, é uma das sete escolas municipais centenárias de Jaraguá do Sul. Sua edificação foi baseada na arquitetura enxaimel, trazida pelos colonizadores alemães, e as atividades escolares iniciaram em 1908, em um terreno próximo à Sociedade Alvorada, com o nome de Escola Isolada Rio Cerro I. No início, era mantida por uma sociedade particular, formada por membros da comunidade que faziam o pagamento dos salários dos professores.

Mais tarde, a escola passou a ser responsabilidade do Estado, denominando-se Escola Reunida Ricieri Marcatto, em homenagem ao Sr. Ricieri Marcatto, líder político que colaborou para a emancipação de Jaraguá do Sul. Em 1993, foi municipalizada e novas instalações foram erguidas ao lado da antiga escola, passando a ser de inteira responsabilidade do Município.

Confira as fotos:

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.