A 9ª edição do programa Estágio Visita, organizado pela Escola do Legislativo, da Alesc, terá a participação de 80 universitários, que farão uma imersão no parlamento catarinense a partir desta segunda-feira (12). Os estudantes participarão do cotidiano da Casa em uma semana de atividades regulares, em contato com deputadas e deputados, acompanhando reuniões plenárias e das principais comissões técnicas. A ação inclui palestras e noções sobre o processo legislativo, com uma oficina em que os universitários formatam propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se tornar projetos para tramitar na casa legislativa. Indicados pelos gabinetes parlamentares, os estudantes – de diversas áreas, mas em sua maioria do Direito – terão os custos bancados pela Alesc. A aula inaugural, a partir de 18h, no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth, terá como tema a “Paz nas Instituições de Ensino” com a gerente de Desenvolvimento e Extensão da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, Regina Panceri.
Participação
Segundo o diretor Alexandre Lencina Fagundes, o Estágio Visita é considerado como um dos principais projetos da Escola do Legislativo: “Tratamos como forma de abrir o parlamento para os jovens, neste caso universitários que passam a entender melhor como é a representação política dos catarinenses em nossa Assembleia Legislativa”.
EUA
O governador Jorginho Mello embarca nesta segunda-feira (12) para os Estados Unidos, onde fica até sábado (17). Na agenda, compromissos em Nova York e Washington, com foco na atração de investimentos, apresentação de projetos estruturantes e ampliação das parcerias com organismos internacionais, como o Banco Mundial.
Comitiva
A comitiva estadual na viagem aos EUA terá a presença dos prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto; de Itajaí, Robison Coelho, e de Balneário Piçarras, Tiago Baltt. Além deles, o presidente da Fiesc, Mario Cezar Aguiar; o presidente da Acate, Diego Brittes Ramos; o deputado estadual Mário Motta; e o presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral.
Sugestão

Foto: Reprodução/Vídeo PSD
Em vídeo divulgado pela assessoria do PSD, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, reitera a sua posição de pré-candidato ao governo do estado em 2026 e faz uma sugestão: “Quem sabe possa acontecer uma composição com o governador Jorginho Mello saindo ao Senado?”. Rodrigues deixa claro não ser inimigo de Jorginho, mas destaca que é crítico de sua gestão.