Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Pinguins são soltos no mar após reabilitação em Floripa

Foto: Associação R3 Animal

Por: Ewaldo Willerding Neto

09/05/2025 - 11:05 - Atualizada em: 09/05/2025 - 11:45

Um grupo de pinguins-de-Magalhães reabilitado foi devolvido ao mar nesta semana, a bordo de uma embarcação próxima à Ilha do Xavier, em Florianópolis. Esse foi o último grupo de pinguins resgatado na temporada de migração de 2024 que permanecia em reabilitação na Associação R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Ilha de Santa Catarina.

Os três pinguins soltos encalharam em praias de diferentes municípios, no segundo semestre do ano passado: um em Florianópolis, outro em Navegantes e o terceiro na Ilha do Mel (PR). Todos estavam debilitados, com sinais de afogamento no momento do resgate, e receberam tratamento veterinário até estarem aptos a retornar à natureza.

Os animais receberam transmissores via satélite, que vai possibilitar o monitoramento em tempo real de suas rotas migratórias. Todos os anos, no outono e inverno, os pinguins-de-Magalhães deixam suas colônias reprodutivas, na Patagônia Argentina, rumo a águas mais quentes, onde há maior abundância de alimentos. Entre maio e outubro, muitos acabam atingindo o litoral brasileiro, principalmente as regiões Sul e Sudeste.

 

Durante a migração, é comum que indivíduos mais jovens se percam do bando, devido à inexperiência, e encalhem nas praias exaustos, afogados, desnutridos e hipotérmicos. Ações humanas como petrechos de pesca e poluição marinha agravam a situação.

O que fazer ao avistar um pinguim na praia?

  • Não tente devolver o animal para o mar;
  • Jamais coloque o pinguim em contato com o gelo; animais debilitados costumam apresentar hipotermia;
  • Não tente tocá-lo ou alimentá-lo;
  • Afaste animais domésticos;
  • Acione o resgate do PMP-BS: 0800 642 3341

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.