Neste sábado (10), será o Dia D de vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina e a Central de Imunização estarão abertas, das 8h às 17h.
A partir deste sábado, a vacina também estará disponível para a população em geral, a partir dos seis meses de idade. Esta estratégia definida em acordo entre a Secretaria de Estado da Saúde e os municípios tem como objetivo imunizar o máximo de pessoas e evitar as internações e o agravamento das doenças respiratórias.
- Cuidados com a saúde ajudam a prevenir câncer de mama e colo do útero
- Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “Ajudem a construir pontes”
Vale lembrar, ainda, sobre a importância da vacinação para os grupos prioritários – mais suscetíveis às complicações causadas pelo vírus da gripe. A vacina contra a influenza é a principal forma de prevenir os casos graves e, assim, reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde e também os óbitos em decorrência da doença. Considerando a vulnerabilidade destes grupos a vacinação é recomendada o quanto antes.
“A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte disponibilizando as vacinas, é fundamental que a população assuma a sua responsabilidade de evitar o caos na saúde pública fazendo a vacina e se prevenindo”, alerta o secretário Rogério Luiz da Silva.