Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Procuradoria da Mulher anuncia novas estratégias de combate à violência em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/CMJ

Por: Áurea Arendartchuk

08/05/2025 - 06:05

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou um encontro esta semana para discutir as recentes ocorrências de violência contra a mulher registradas no município e definir novas estratégias de enfrentamento. A reunião contou com a participação da Procuradora da Mulher, vereadora Professora Natalia Lúcia Petry (MDB); da assessoria do Procurador-Adjunto, vereador Delegado Mioto (União); da vereadora SirleySchappo (Novo), membro da Procuradoria; do presidente do Legislativo, vereador Luís Almeida (MDB); e de servidores da Casa.

Segundo a Procuradora da Mulher, Natalia Petry, diante do cenário alarmante de violência contra as mulheres na cidade é preciso definir ações concretas e imediatas. Ela destacou que os próximos passos incluem o lançamento de um observatório para o levantamento de dados precisos sobre a violência, uma nova audiência pública para articular a rede de apoio, um programa educativo para estudantes e uma grande campanha de conscientização. “Nosso objetivo é fortalecer a prevenção, o acolhimento e a resposta a esses crimes”, destacou a vereadora.

Durante a reunião foi anunciado que a Defensoria Pública de SC vai atender em uma sala dentro da Câmara de Vereadores. O serviço oferecerá assistência jurídica de forma gratuita à população sem condições de contratar um profissional, devendo se tornar mais um ponto de acesso à justiça para as pessoas de baixa renda.

A Procuradoria da Mulher já desenvolve um trabalho contínuo no município, abrangendo palestras, rodas de conversa e a disseminação de conhecimento sobre o combate à violência doméstica. Um dos pilares de sua atuação é o atendimento humanizado às vítimas, com o encaminhamento para a rede de atendimento especializada, além da fiscalização das políticas públicas existentes e da proposição de novas leis municipais para coibir a violência doméstica em Jaraguá do Sul.

 

Paróquia São Judas Tadeu completa 50 anos e é homenageada pelo Legislativo jaraguaense

Foto: Divulgação/CVJS

Filas nos PAs

Indicação apresentada, esta semana, pelo o vereador Charles Salvador (PSDB) na Câmara de Jaraguá do Sul, solicita que o Executivo Municipal disponibilize de forma presencial e em tempo real informações sobre as filas e a espera nos Prontos Atendimentos da cidade. Segundo o parlamentar, a medida visa oferecer maior transparência nas informações prestadas aos usuários do sistema público de saúde. Além disso, pretende proporcionar mais comodidade aos cidadãos, permitindo que a população acompanhe as condições de atendimento antes de se deslocar até as unidades.

Museu

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) encaminhou ao Governo do Estado um pedido oficial de informações sobre as obras de restauração e ampliação previstas para o Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul. A instituição enfrenta graves problemas estruturais e está fechada ao público há cinco anos. O governo estadual havia autorizado uma licitação em 2024, que foi suspensa em seguida. Um novo certame, com projeto e orçamento readequados, foi lançado no início deste ano. No Pedido de Informação, aprovado pela Alesc, Lunelli busca detalhes sobre a situação atual do processo licitatório (propostas e prazos), prazo de entrega da obra após a conclusão da licitação, planejamento de funcionamento enquanto estiver em obras (mostras e tour virtual), entre outros esclarecimentos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.