Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Carol ao Senado – Claudio Prisco Paraíso

Por: Claudio Prisco Paraíso

08/05/2025 - 06:05

 

Jorginho Mello bateu o martelo. Uma das vagas ao Senado na chapa majoritária do PL em 2026 será da deputada federal Carol De Toni, recordista de votos em 2022, e que, apesar de jovem, já é dona de invejável currículo parlamentar.

Além de sua postura, é articulada e muito inteligente. Jorginho aposta certa. O governador fechou com ela em Concórdia, onde esteve para mais uma etapa do Programa Santa Catarina Levada a Sério.

Jorginho Mello cravou e afirmou que não tem mais volta: sua candidata ao Senado no próximo ano atende pelo nome de Carol De Toni.

O governador, registre-se, é conhecido como um político de palavra. Quando firma compromisso, não volta atrás. E pela primeira vez, o governador falou publicamente o nome de Carol, já se referindo a ela como senadora, vídeo que começou a circular pelo universo on-line já na segunda à noite e que já foi registrado pelo Blog do Prisco.

 

Espaços

Como Jorginho Mello vai à reeleição e é o favorito para vencer o pleito, sobram duas cobiçadas vagas na chapa a ser liderada pelo atual governador: mais uma ao Senado e a de vice.

 

Especulações

Até a formação da super federação União Progressista, reunindo o Progressistas e o União Brasil, o MDB era o fiel da balança em Santa Catarina.

Quarteto

Tanto é verdade que o partido namorou, desconversou, enrolou, mas entrou de corpo e alma no governo atual, agora pilotando três secretarias importantes (Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente), além da presidência da Fesporte, com vários cargos nos escalões inferiores.

 

Governabilidade

Ocorre que o MDB ainda não anunciou, e nem vai fazer agora, apoio ao projeto de reeleição do governador. O partido é especulado para indicar o candidato a vice.

 

Câmara Alta

Caso isso se confirme, o MDB de vice, restaria uma candidatura ao Senado. Esperidião Amin, agora na super federação, sonha em ser o primeiro e único senador reeleito por Santa Catarina.

 

Resquício

Tudo indicava que Amin atuava para ser o outro candidato ao Senado na reeleição do governador.

Mas o União Progressista agora passou a ser fiel da balança também. Tem o mesmo número de deputados estaduais do MDB na Alesc, um deputado federal e o senador. No âmbito nacional, é a maior força do Congresso.

 

Local

Em SC, o governador já fechou apoio do Podemos (que vai formar federação) com o PSDB e com o União Brasil. O PP tem uma Secretaria no governo estadual. Trocando em miúdos: Jorginho atua firme para, literalmente, isolar o PSD de João Rodrigues.

 

Peso

A partir de agora, todas as negociações terão que levar a federação em consideração e sentar para conversar com seus líderes. Vale para Jorginho como para o outro pré-candidato declarado ao governo, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD.

Sintonia

O União Brasil, sozinho, estava sintonizado com Rodrigues. A parte descontente do PP também tende para o chapecoense. A conferir como Jorginho Mello vai conduzir o processo com dois fiéis da balança no tabuleiro do xadrez eleitoral de Santa Catarina.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp