São José está dando mais um passo em direção à sustentabilidade, com a instalação de 16 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para a coleta seletiva de vidro. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis) e a empresa Massfix, especializada na reciclagem desse tipo de material.
Os novos coletores estão sendo distribuídos nos bairros, para facilitar o descarte correto de garrafas, potes e outros resíduos de vidro. Com a iniciativa, a expectativa é reduzir o descarte inadequado desse material no lixo comum e ampliar a reciclagem, contribuindo para a preservação ambiental e a economia circular. Cada PEV possui capacidade para 800 kg de vidro.
Atualmente, o município conta com 47 pontos aptos a receber o material, por meio da parceria firmada com a Granfpolis em 2023. Neste período, mais de 230 toneladas de vidros foram reciclados. “São José está investindo cada vez mais em políticas sustentáveis e de gestão inteligente dos resíduos sólidos. O vidro, por ser 100% reciclável e reutilizável, merece um cuidado especial. Com esses novos PEVs, a população terá mais facilidade para fazer o descarte correto e colaborar com o meio ambiente”, afirmou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michel Schlemper, os novos pontos vão contribuir para um sistema de coleta mais eficiente. “A iniciativa ajuda a desafogar os aterros sanitários e valoriza um material que pode ser reaproveitado infinitas vezes. É um passo importante rumo à cidade que queremos: mais limpa, consciente e sustentável”, destacou.
O investimento de R$ 3,7 milhões foi feito pela empresa MassFix, que tira o ônus do Município quanto à confecção, instalação e coleta dos vidros depositados. O setor estima que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduos, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.
Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.
Localização dos novos PEVs:
- Rua Coronel Américo, 217 Barreiros;
- Avenida Acioni Souza Filho, 1630, em frente à Cassol;
- Rua Fagundes Varela, 408, em frente a Praça de Areias;
- Rua Farroupilha, 101, em frente ao Sesi;
Que vão ser instalados a partir do dia 14 de maio:
- Rua Gentil Sandim, 43, Praia Comprida;
- Rua Coletor Irineu Comelli, 1099;
- Rua Henrique Alvim Correia, 555 – Areias;
- Rua José Antônio Pereira, 1907 – Bairro Ipiranga;
- Rua João José Martins, 226, em frente ao CEI Prof. Lindomar Antônio Fabro;
- Rua Rodney Brasil Machado, 59, em frente ao condomínio Jardins de Cintra;
- Rua Docilicio Luz, 632, em frente ao CEM São Luiz;
Confira os pontos de coleta: (clique aqui)