Com a proximidade do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias e, com isso, o risco de internações e casos graves de influenza. Pensando na prevenção, a Prefeitura de São José realiza neste sábado (10), o Dia D da vacinação contra a influenza Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação (se tiver).
Desde o início da campanha de imunização contra a influenza, em 7 de abril, a estratégia estava voltada para os grupos prioritários, como crianças, idosos e profissionais da Saúde.Até sexta-feira (9), as UBSs seguem aplicando o imunizante no público-alvo. Já a partir de sábado (10), qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida poderá se vacinar contra a influenza.
Além da vacina da gripe, a população também poderá atualizar o esquema vacinal contra a Difteria e Tétano (DT), disponível para pessoas com 7 anos ou mais que estejam com a carteirinha desatualizada ou precisem da dose de reforço.
“Vacinar é um ato de cuidado coletivo. A gripe pode levar a complicações sérias, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e o risco de surtos. É importante aproveitar o Dia D para levar toda a família e colocar a caderneta em dia”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.
Nesta quarta-feira (7), a campanha de vacinação contra a gripe completa um mês, com mais de 20 mil pessoas dos grupos prioritários já imunizadas em UBSs e ações extramuro — fora das unidades de Saúde, como hospitais e escolas.
Serviço:
- O que: Dia D de vacinação contra a gripe
- Data: Sábado (10)
- Horário: 8h às 17h
- Local: Todas as 26 UBSs (clique aqui)
Quem pode se vacinar:
- Até sexta-feira (9/05), grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos indígenas e quilombolas, profissionais que atuam nos correios, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
- A partir de sábado (10/05): toda a população acima de 6 meses de vida.