Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Eleitores têm até dia 19 para regularizar cadastro em SC – Acontece SC

Foto: Divulgação/TRE-SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

07/05/2025 - 08:05

A Justiça Eleitoral de SC está diante de uma missão: até o dia 19 cerca de 200 mil eleitores precisam atualizar seus cadastros a fim de participarem do pleito em 2026. São pessoas que não justificaram ausência e nem pagaram a multa nas três últimas eleições consecutivas. Lembrando que cada turno eleitoral é considerado um pleito eleitoral. A regularização é uma das prioridades do plano de ação da gestão do atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Carlos Alberto Civinski, que completa um mês no cargo. O magistrado lembra que os serviços de consulta, os procedimentos de regularização e a emissão da Certidão de Quitação Eleitoral são gratuitos e podem ser feitos em qualquer cartório eleitoral, mediante o pagamento de multa. A regularização é uma das ações para diminuir os índices de abstenção nas eleições no estado, que têm girado em torno de 30%.

Atualização

O presidente Civinski destaca que, além da regularização dos não votantes, o TRE-SC precisa realizar um cruzamento de informações junto aos cartórios de registros civis para atualizar também a situação de pessoas que já faleceram, mas que ainda aparecem nas listas de votantes. O tribunal corre contra o tempo para colocar em dia a relação.

Senado

A deputada federal Caroline de Toni (PL), de atuação destacada no parlamento, teve seu nome confirmado como pré-candidata ao senado, algo que já era previsto. Resta, agora, saber quem receberá o apoio do governador Jorginho Mello para a segunda vaga. Um dos mais cotados é o atual senador Esperidião Amin, dentro da federação União Progressista. A ver.

PM temporário

O governador Jorginho Mello vai encaminhar para a Alesc o projeto de lei que prevê a criação do policial militar temporário, algo semelhante ao que existe nas Forças Armadas. O temporário poderá ficar na função por até 8 anos e, como o nome diz, não será integrado aos quadros de efetivos. Além disto, ficará restrito às funções administrativas, deixando os trabalhos de ruas para os efetivos.

Parcerias

Foto: Leo Munhoz/ Secom

Os embaixadores de Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kuwait foram recebidos na Casa D’Agronômica pelo governador Jorginho Mello e secretários. A comitiva, que chegou domingo (4), fica no estado até esta quarta-feira (7) em busca de parcerias com empresários de diversos setores da indústria, do comércio e do turismo catarinenses.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.