Nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Dobrawa, o Joinville Matsuri 2025 vai levar o público a uma intensa imersão na cultura japonesa, reunindo atrações que retratam desde as ricas tradições milenares até a moderna e contagiante cultura pop.
Em sua segunda edição em Joinville, o festival retorna com novidades em sua programação e promete entrar definitivamente para o calendário de eventos da cidade
“O Brasil é o país mais japonês, fora do Japão. E no Joinville Matsuri, queremos que o público viva a experiência de estar no Japão, sem sair de Joinville”, afirma Takao Sato, diretor da Tasa Eventos empresa organizadora do evento.
Neste ano, o Joinville Matsuri celebra os 130 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão que foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
Entre os vínculos que se estabeleceram entre os dois países, a partir do acordo, está o início do processo de imigração dos japoneses para o Brasil, movimento que se iniciou há 117 anos.
E Takao Sato comemora: “O Joinville Matsuri foi reconhecido pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, como evento oficial das ações alusivas aos 130 Anos de Amizade Brasil Japão. Por isso, nosso festival traz o logotipo oficial das comemorações, o que é, para nós, motivo de grande orgulho”.
Para o presidente da FANSC – Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina, Mário Sato, a relação bilateral entre os dois países favoreceu áreas como o comércio, a indústria, a educação e a cultura, aspectos que serão retratados durante o Joinville Matsuri 2025.
“É com gratidão que realizamos mais uma edição do Joinville Matsuri, um festival que visa valorizar a cultura e os nossos antepassados. Serão três dias de grande alegria e sabedoria oriental”, afirma Mário Sato.
Shows musicais
Com grande variedade de ritmos e estilos, a música é um dos grandes destaques da cultura japonesa e atrai artistas tradicionais e contemporâneos. O Joinville Matsuri 2025 traz em sua programação diversas atrações musicais que vão contagiar todos os públicos.
Um dos destaques da edição é a cantora carioca Elize Fleury. Apesar de não possuir ascendência nipônica, a jovem de 24 anos é apaixonada pela cultura japonesa desde a adolescência, e ganhou notoriedade no cenário artístico do Japão.
Neste ano, sua perfeita interpretação da cantora japonesa Izumi Sakai, vocalista da banda Zard, que fez muito sucesso nos anos 90 e 2000, e que morreu de forma trágica em 2007, aos 40 anos, garantiu a Elize o título de campeã do programa “Monomane The World”, da emissora TV Fuji.
O programa reúne estrangeiros que imitam cantores japoneses. Elize disputou o título com outros 160 candidatos de 37 países e ganhou grande visibilidade no cenário brasileiro.
Também estreando no palco musical do Joinville Matsuri, estará a cantora Paula Hirama. Entre os prêmios já conquistados pela piracicabana, está a vitória no 12º Internacional Kohaku Uta Gassen, em Osaka, no Japão, além de diversos outros campeonatos nacionais de karaokê.
A programação musical traz, ainda, a cantora Karen Ito, uma das principais representantes da cultura japonesa no Brasil, por meio do estilo tradicional Enka; Sergio Tanigawa e Will Kawamura, intérprete oficial do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”, no Brasil.
A tradição dos Taikôs
Os ritmos marcantes dos tradicionais tambores japoneses, os Taikôs, irão contagiar o Joinville Matsuri com a participação de vários grupos, durante toda a programação.
Entre eles estão o grupo Shyu Daiko, de Joinville; os paranaenses do Wakaba Taiko; o Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia (SP); e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Curitiba, que representa uma das cinco filiais brasileira do grupo com origem e sede no Japão.
Cosplay e feira de produtos
A cultura pop japonesa tem espaço garantido no Joinville Matsuri 2025 e vai trazer entretenimento e opções de compras para o público.
O concurso de cosplay é assinado pela Cosplay Art, reconhecida como uma das maiores empresas promotoras de concursos cosplay do Brasil.
Outra atração inédita será o torneio de Pokémon, com jogos para toda a família, além de troca e comercialização de cartas, inclusive raras.
Para os aficionados por produtos japoneses e coreanos, cerca de 40 expositores irão comercializar itens que incluem mangás, animes, roupas, acessórios, artigos de decoração, cosméticos e maquiagens, além das desejadas guloseimas como balas, salgadinhos, bebidas, refrigerantes e produtos da culinária oriental.
Kimono experience e oficinas culturais
Além de conhecer e apreciar, o público do Joinville Matsuri poderá vivenciar autênticas experiências da cultura japonesa.
Uma delas é o Kimono Experience, onde visitante vai se caracterizar vestindo um original quimono japonês com os respectivos acessórios. O look completo poderá ser registrado com foto tirada no espaço instagramável.
Para quem deseja aprender a cultura japonesa na prática, as oficinas de mangá (histórias em quadrinhos), oshibana (técnica artística de desidratar flores e folhas), bonsai, além de pixel art e escrita japonesa. Todas as oficinas são gratuitas, exceto a de bonsai onde o aluno irá adquirir a sua planta.
Gastronomia além do sushi
Entre as atrações do Joinville Matsuri, a gastronomia é um dos pontos altos. Entre os expositores, estão restaurantes do bairro paulistano da Liberdade, reduto da comunidade japonesa
Além das opções mais tradicionais da culinária, o público vai se surpreender com pratos diferenciados e autênticos como a Okonomiyaki (panqueca japonesa) e o Takoyaki (bolinho de polvo).
Horários e programação
O Joinville Matsuri 2025 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen (v. José Vieira, 315 – América).
Na sexta-feira (16), o horário de funcionamento será das 17h às 22h; no sábado (17), das 10 às 22h; e no domingo (18), das 10h às 20h.
O ingresso é solidário, com a doação de um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para pets. Haverá cobrança de estacionamento que possui administração privada.
Confira a programação artística do Joinville Matsuri 2025:
16/5 – Sexta-feira
17h – Início do evento
20h – Taiko – Shyudaiko
20h30 – Show musical: Karen Ito
17/5 – Sábado
10h – Início do evento
12h – Taiko – Shyudaiko
12h30 – Taiko – Wakaba Taiko
13h – Cerimônia Oficial de Abertura
13h30 – Taiko – Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
14h – Show musical Karen Ito
15h – Painel com Elize Fleury
15h45 – Show musical Banda 6 A
16h30 – Desfile e Concurso Cosplay
18h – Taiko – Grupo Wakaba Taiko
18h15 – Taiko – Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko
18h30 – Show musical Elize Fleury
19h30 – Bon Odori
20h30 – Show musical Karen Ito
21h30 – Taiko – Shyudaiko
18/5 – Domingo
10h – Início do evento
12h30 – Taiko – Wadan Taiko Ensemble
13h – Show musical: Serginho Tanigawa
14h – Taiko – Shyudaiko
14h30 – Show musical: Will Kawamura
15h30 – Desfile e Concurso Cosplay
17h – Taiko – Wadan Taiko Ensemble
17h30 – Show musical: Paula Hirama
18h30 – Taiko – Shyudaiko
19h – Bon Odori
Joinville Matsuri 2025
O Joinville Matsuri é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Eventos. O evento tem patrocínio da Sakura, Unimed Joinville, Multiplike, Selbetti, Labore, Ciser, Artefama e Laboratórios Gimenes.
O Matsuri já foi realizado especialmente em cidades dos estados do Paraná e São Paulo, onde estão as maiores comunidades Nikkei do Brasil. O evento também já foi realizado em outras capitais como Manaus, Belém, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro.
Mais informações no joinvillematsuri.com.br e no Instagram @joinvillematsuri.