O Samae de Jaraguá do Sul colocou em funcionamento do novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no bairro Ilha da Figueira, nesta segunda-feira (5). Localizado na Rua Alberto Antônio Klein, o novo espaço amplia as opções de descarte adequado de materiais volumosos no município, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a descentralização do serviço.
Implantado em um terreno da Prefeitura, com cessão de uso ao Samae, o novo PEV ocupa uma área de 2.238,03m². No local, foi construída uma guarita e disponibilizadas caçambas e contêiner para o armazenamento temporário dos materiais, que posteriormente receberão a destinação correta.
- Pesquisador explica experimento que enviou alimentos no voo que levou Katy Perry para o espaço
- Consumo de álcool está associado a lesões cerebrais ligadas à demência, mostram análises
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, destaca a importância da nova estrutura: “o PEV Ilha da Figueira foi implantado neste local para atender à crescente demanda da população, especialmente em um dos bairros mais populosos de Jaraguá do Sul, além de atender também os bairros Centenário, Vieira, João Pessoa, Águas Claras e Boa Vista. Com esse novo PEV, damos mais um passo importante, reforçando a responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade para termos uma cidade ainda mais limpa, organizada e sustentável”.
Segundo o diretor de Manejo de Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana da autarquia, Deverson Simioni, “o novo PEV tem o mesmo funcionamento do PEV Vila Lenzi, que fica ao lado da Arena Jaraguá. Onde os munícipes poderão descartar móveis, madeiras, pneus, eletrônicos, eletrodomésticos, óleo de cozinha, vidros, espelhos, metais, papel, papelão, plástico e isopor, exceto resíduos de pessoas jurídicas”.
O investimento na implantação do novo PEV foi de R$ 291.143,52, oriundos de recursos próprios da autarquia. A iniciativa integra as ações do Samae voltadas à gestão eficiente de resíduos, ampliando os locais para que a população colabore ativamente com o descarte correto dos materiais. O horário de atendimento do PEV Ilha da Figueira é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Outro Ponto de Entrega Voluntária também está em fase de implantação, localizado na esquina da Rua Olindo Gadotti com a Rua Hilário Murara, que é o PEV Nereu Ramos, o novo espaço para descarte de materiais deverá ser entregue em breve, ampliando ainda mais a cobertura do serviço no município.
- Foto: PMJS/Divulgação
- Foto: PMJS/Divulgação