Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Vereador de Guaramirim propõe retomada do programa para reaproveitamento de medicamentos

Foto: Fábio Junkes/OCP News/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por: Claudio Costa

30/04/2025 - 20:04 - Atualizada em: 30/04/2025 - 20:25

Durante a sessão desta terça-feira (29), o vereador Marcelo Deretti (PP) apresentou uma indicação à Secretaria Municipal de Saúde de Guaramirim solicitando a reativação e intensificação do programa “Sobrou? Traga de Volta”. A iniciativa, idealizada por ele em 2020, quando ocupava o cargo de secretário da pasta, tem como objetivo principal a coleta, avaliação e reaproveitamento de medicamentos não utilizados pela população, além de promover o descarte adequado dos que estiverem vencidos.

“A campanha hoje está um pouco tímida. A gente pede para reativar com mais força, porque é uma quantidade muito grande de medicamentos que voltam. E as pessoas precisam se conscientizar que o medicamento que sobrou, que não está sendo mais usado, pode ser reaproveitado”, explicou Deretti.

Em entrevista, o vereador detalhou como o programa funciona: “Todos os postos de saúde precisam ter um ponto de coleta. A medicação em bom estado e dentro do prazo de validade passa por uma avaliação das farmacêuticas e pode ser redirecionada para quem precisa. Já os remédios vencidos ou impróprios são descartados corretamente.”

Deretti também alertou para os riscos do descarte inadequado. “Isso é uma questão de saúde pública. Medicamentos jogados em valas, rios ou no lixo comum, especialmente antibióticos, podem contribuir para o surgimento de superbactérias, que são resistentes ao tratamento convencional”, frisou.

Segundo o parlamentar, além do impacto ambiental, o programa também pode gerar economia para os cofres públicos e para os usuários do sistema de saúde, ao ampliar o aproveitamento de medicamentos ainda válidos. A indicação agora será encaminhada ao Executivo Municipal para análise.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.